segunda-feira, 9 de abril de 2012

Papa destaca papel das mulheres cristãs

O Papa Bento 16 homenageou o papel fundamental das mulheres nas comunidades cristãs durante a oração de Regina Caeli, celebrada em sua residência de Castel Gandolfo, perto de Roma, nesta segunda-feira.

Lembrando que, segundo a tradição católica, foram mulheres as que viram o túmulo vazio de Jesus e o encontraram pouco depois de sua ressurreição, o Papa destacou que "as mulheres viveram uma experiência de relação especial com o Senhor".

Esta experiência é "fundamental para a vida da comunidade cristã" e isso é assim "em qualquer época, não apenas no início do caminho da Igreja", declarou o Papa, diante de centenas de fiéis reunidos no pátio de sua residência de verão.

"Em todos os Evangelhos, as mulheres ocupam um lugar importante em todos os escritos da aparição de Cristo ressuscitado, assim como da paixão e da morte de Jesus", assegurou o Papa, com voz firme, embora um pouco rouco.

Bento 16, Papa desde 2005, completará 85 anos no dia 16 de abril.

Virgem Maria
Antes de recitar a Regina Caeli, a oração que no período de Páscoa substitui o tradicional Angelus dominical, Bento 16 homenageou a figura de Maria, "modelo sublime e exemplar desta relação (especial) com Jesus".

Através do "mistério pascoal", a "Virgem Maria também se converteu na Mãe da Igreja, ou seja, de cada um dos crentes e do conjunto de sua comunidade", disse Bento 16.

Após o Regina Caeli, o Papa saudou os presentes em francês, inglês, alemão, espanhol e italiano.

Bento 16 foi calorosamente aplaudido por um grupo de pessoas de língua espanhola, que gritaram um "Viva o Papa", num momento em que Bento 16 retornou há pouco tempo de uma viagem ao México e a Cuba.

No domingo, em sua mensagem "urbi et orbi" ("à cidade e ao mundo"), o Papa fez um chamado à paz, especialmente na Síria, e condenou "a perseguição às comunidades cristãs" do Oriente Médio à África, em particular na Nigéria, onde acabava de ocorrer um sangrento atentado. ( BAND )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.