domingo, 2 de outubro de 2011

Zoneamento do abacaxi vai incrementar desenvolvimento de Umburanas




Produção na região pode ser triplicada

(Umburanas - Ba) – “Assim como aconteceu com a cidade de Itaberaba, o abacaxi vai mudar a vida econômica e social do município de Umburanas”, disse na manhã desta sexta-feira, (30), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao anunciar que o município foi incluído pelo Ministério Agrícola no zoneamento agrícola, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, atendendo à reivindicação do governo do Estado. A notícia foi recebida com palmas pelo prefeito Raimundo Nonato da Silva, secretários de Agricultura de cidades vizinhas e mais de uma centena de produtores reunidos na sala de eventos do Fórum da Cidadania de Umburanas. Salles afirmou que “vamos mudar a realidade de toda região e dar sustentabilidade à cadeia do abacaxi, que é cultivado aqui essencialmente por agricultores familiares”. Ele informou ainda que busca junto ao Mapa também a inclusão no zoneamento dos municípios de Ourolândia, Mirangaba e Campo Formoso.

O zoneamento desta cultura é um marco importante para o município que conta hoje com 1.200 hectares plantados e cultivados por centenas de agricultores familiares, e produção anual de 19 mil toneladas, segundo dados da Secretaria da Agricultura de Umburanas. De acordo com o secretário, a expectativa agora é que o município possa até triplicar a produção, transformando o município em um dos maiores produtores do País. Entre outras conseqüências positivas, o zoneamento permite que os agricultores tenham acesso a créditos para custeio e investimentos.

Nesse sentido, a gerente de negócios - Pronaf do Banco do Nordeste do Brasil, BNB em Jacobina, Luciene Rosas do Carmo, complementou a boa notícia divulgada pelo secretário: “a partir de dezembro nós já estaremos iniciando as operações de custeio”. Em novembro, as solicitações de créditos já deverão estar sendo analisadas pelo banco. Para viabilizar a elaboração dos projetos, técnicos da EBDA e da Adab serão designados para visitar as áreas plantadas e elaborar o orçamento de produção.

Ficou definido também que até o mês de novembro próximo, um seminário será realizado no município com o objetivo de atrair novos agricultores para plantarem abacaxi e discutir o crescimento da abacaxicultura na região. Durante o evento o BNB fará o cadastramento dos produtores interessados em contratar financiamento.

“Nós sabemos plantar e agora com essa boa notícia nós vamos desenvolver planos de desenvolvimento com as cooperativas e associações”, disse o presidente da Cooperbahia, Cícero Gomes, que com o prefeito Raimundo Nonato e os membros do Comitê Gestor do Abacaxi haviam solicitado à Secretaria da Agricultura que intercedesse junto ao Ministério da Agricultura para incluir o município no zoneamento agrícola do abacaxi.

Com produção de 140 mil toneladas registrada no ano de 2010, a Bahia se mantém como quarto maior produtor de abacaxi, atrás do Pará, Minas Gerais e Paraíba. A produção no Estado representa 10% da produção nacional. 54% da produção estadual está concentrada nos Território de Piemonte do Paraguaçu e Diamantina.

Assistência técnica e indústria

O secretário Eduardo Salles anunciou que nos próximos dias a prefeitura de Umburanas e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, vão assinar convênio para a implantação de um Posto Avançado, Pavan, no município, atendendo à solicitação dos agricultores familiares, no sentido de ampliar a assistência técnica aos produtores de abacaxi.

Outra questão defina no encontro do secretário com os produtores foi a busca de alternativas para reativação de uma indústria instalada há alguns anos na região, e que não funciona, para verticalizar a cultura, produzindo abacaxi desidratado.

“Estamos entrando em uma nova era do abacaxi no município”, disse o prefeito Raimundo Nonato, aceitando a sugestão do secretário de realizar anualmente a Festa do Abacaxi, como já acontece em Itaberaba. “Eventos assim fortalecem a cultura e cria a tradição na região”, explicou.

Ascom Seagri – 30 de setembro de 2011

Josalto Alves – DRT-Ba 931

0 comentários:

Postar um comentário

.

.