sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeitura de Itabuna inicia obras na casa onde nasceu Jorge Amado


Agora é para valer. O local onde o escritor Jorge Amado nasceu em Ferradas, será transformado num importante espaço para a cultura, o entretenimento e em especial para o resgate histórico da cultura grapiúna. No terreno será implantado o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.

O projeto foi elaborado pela Fundação de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com a Associação Amigos do Teatro (Acate) e abraçado pelo prefeito Capitão Azevedo que se empolgou diante da possibilidade de transformar o local numa área muito mais do que atrativa, mas um ambiente sócio, educativo, histórico para a cultura grapiúna. O prefeito lembra não ter prometido durante a última campanha eleitoral, nenhum projeto dessa natureza, “mas a idéia apresentada pelos nossos artistas é brilhante e, agora sim, prometo só parar a obra depois de vê-la concluída”, assegurou.

Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito acompanhado dos secretários José Alencar (Desenvolvimento Urbano), Carlos Burgos, (Assuntos Governamentais), de Geraldo Briglia (presidente da Emasa) e dos diretores culturais, ordenou que as obras fossem realizadas imediatamente. Operários da prefeitura com máquinas pesadas, já havia iniciada a limpeza da área.

A previsão é de que o Galpão Cultural Casa Jorge Amado seja entregue à comunidade até o final de dezembro, como um dos mais importantes eventos da arte brasileira.

O novo espaço ser composto de biblioteca, cinema, museu e teatro. De acordo com o projeto que será desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc), é reconstruir a casa de Jorge Amado com as mesmas características da original, inclusive a fachada.

Só que nos cômodos, ao invés de móveis domésticos, haverá livros inclusive de autores regionais (biblioteca), cadeiras (teatro) telão e projetores (cinema). O projeto foi apresentado à comunidade, coincidentemente, no dia em que Ferradas completou 196 Anos de fundação.


Fonte: Rosi Barreto / Ascom da Prefeitura de Itabuna

0 comentários:

Postar um comentário

.

.