terça-feira, 25 de outubro de 2011

Chuvas deixam Prefeitura em alerta contra enchentes


A Prefeitura de Itabuna esta em alerta permanente por conta das chuvas intensas que têm caído nas últimas horas na região, que fizeram aumentar o volume de água do rio Cachoeira. A Secretaria de Assistência Social (SAS) vem trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e demais unidades de governo na remoção de desabrigados em áreas ribeirinhas e atendendo aos moradores dos diversos bairros. Até 13 horas de hoje, 25, quatro famílias da Rua de Palha foram cadastradas e removidas de suas casas para o Parque de Exposições Antônio Setenta.

A secretária Marina Silva explica que durante a manhã as ações foram concentradas na Rua de Palha, considerada uma área critica às margens do rio Cachoeira, que recebeu um grande volume de água: “Nós visitamos casa por casa, orientando os moradores e identificando uma casa que foi alagada e teve um deslizamento de terras nos fundos, mas sem gravidade”.

Ponte

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar, a primeira providência adotada foi a retirada de baronesas na ponte Miguel Calmon, que foi interditada ao tráfego e teve removido uma parte do guarda-corpo. A operação utiliza uma retroescavadeira hidráulica para soltar as baronesas que estavam presas nas pilastras, e assim são levadas pelo fluxo do rio.

A interdição da ponte aumentou o fluxo da trafego nas demais ligações entre o centro e a zona sul da cidade, com engarrafamentos nos acessos das pontes Lacerda e Calixto Midlej. Uma preocupação a mais para o secretário são os danos provocados pelas chuvas na malha viária urbana, uma vez que o açoreamento e o deslocamento de terras pela água corrente acaba danificando a pavimentação asfáltica exigindo a ampliação da Operação Tapa-Buracos.

A agente de Defesa Civil, Petronília Dórea Fernandes, informava que a equipe atendeu a diversas solicitações. Na rua da Palmeira, na Califórnia e no Santa Inês foram registrados deslizamentos de terra mas sem gravidade e o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado do Vale do Sol, onde um barraco apresentou rachaduras no piso e nas paredes.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna/Texto: Kleber Torres Fotos : Osvaldo Bispo

0 comentários:

Postar um comentário

.

.