sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ITABUNA, UM POLO REGIONAL DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

Dotada de uma boa infraestrutura e logística de operações Itabuna atrai investimentos em diversos setores

Considerado o principal pólo de negócios da Costa do Cacau, o município de Itabuna concentra a movimentação financeira de toda a região, com mais de 8,2 mil estabelecimentos de comércio, serviços e indústrias, gerando cerca de 36,6 mil postos de trabalho, o que representa 42,2% dos empregos da região. O município é o terceiro no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano na Bahia (IDH) e tem uma renda per capita de R$ 7,7 mil superior à média do estado da Bahia.

A cidade também se destaca como um centro de serviços de saúde, com uma ampla rede de hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios que oferecem quase 900 leitos para internamento e de educação, com duas faculdades a FTC e Unime, que oferecem seis mil vagas - sem contar a Uesc, que tem sua base em Ilhéus e recebe milhares de estudantes residentes em Itabuna - e uma forte rede ensino médio.

A cidade conta ainda com serviços de energia, telefonia celular da TIM, Vivo, Oi e Claro e de telefonia fixa da Telemar e Embratel; agências dos correios, redes de internet, além de uma base de distribuição da Petrobrás e está na rota do Gasene, um gasoduto que está integrando o Sudeste e o Nordeste do país. Hoje, Itabuna está ampliando a distribuição de água de 600 para 1.000 litros por segundo, o que vai permitir atender à demanda da população para os próximos 20 anos.

Na área de comunicação, a cidade conta com três emissoras de TV – Santa Cruz, Cabrália (abertas) e Itabuna (fechada) –, sendo uma geradora e um canal fechado; além de duas empresas de TV a cabo, um jornal semanal, dois diários, que circulam pelo sistema impresso e online, além de duas revistas mensais, três emissoras de rádio AM, três emissoras de rádio FM, bem como dezenas de blogs e sites informativos.

Mas o que fortalece Itabuna como um grande polo regional é, sem dúvida alguma, a localização estratégica, na confluência de duas rodovias federais, a BR-101, integrando o Sul e o Norte do país, e a BR-415, que corta a região no sentido Leste-Oeste. Além disso, fica a 28 quilômetros de distância do porto internacional do Malhado e do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.

1 comentários:

  1. A cada dia que passa o prefeito de Itabuna capitão Azevedo surpreende mais com um governo transparente e humano, Azevedo hoje é considerado um dos melhores prefeitos da historia de Itabuna com varias obras e vários serviços prestado principalmente a população mais carente .

    ResponderExcluir

.

.