quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mudas de citros já são produzidas na Bahia em viveiros telados

O primeiro viveiro de mudas de citros em ambiente telado foi inaugurado no município baiano de Serra do Ramalho na última semana. A medida, estabelecida pela Portaria Estadual 243 de 13 de agosto de 2011, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), visa proteger a citricultura baiana, minimizando os riscos fitossanitários para a produção de mudas no Estado.

“O ambiente telado protege as mudas de citros da invasão de insetos vetores, e proporcionam um controle de todo o processo produtivo, desde a origem das sementes e borbulhas, passando pela inocuidade da água e substratos, nutrição equilibrada, até qualificação da mão-de-obra”, esclarece Armando Sá, diretor de defesa sanitária vegetal da Adab.

A Portaria Estadual 243/2011 da Adab determina ainda a migração do sistema de produção de mudas a céu-aberto para ambiente protegido (ou telado),e regulamenta a entrada, comércio e trânsito de mudas, porta-enxerto e borbulhas de plantas cítricas no Estado da Bahia.

Há pelo menos uma década técnicos do serviço de defesa agropecuária e de pesquisa científica vêm alertando o setor produtivo para o risco de ingresso e de disseminação de pragas veiculadas por material propagativo de citros. Muitas discussões, palestras, treinamentos forma realizados, principalmente por conta de cinco ameaças fitossanitárias: o Huanglongbing (HLB ou Greening), Cancro Cítrico, Morte Súbita, e Pinta Preta, ausentes do território baiano, e, a Clorose Variegada dos Citros (CVC ou Amarelinho), presente no Estado, doença restrita a algumas regiões.

“Como a migração de um sistema para outro deve ser gradual, a portaria 243/2011 estabelece que a partir de 1º de janeiro de 2013 a produção de porta-enxerto somente poderá acontecer em ambiente telado. A partir de 1º de janeiro de 2014, toda a produção de mudas deverá ser realizada em viveiro telado”, explica a coordenadora do Programa de Citros, Suely Brito.

Ascom/Adab

0 comentários:

Postar um comentário

.

.