domingo, 26 de junho de 2011

TCU apontou vulnerabilidades das redes do governo em setembro

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado em setembro apontou que a adoção de conceitos de governança em Tecnologia da Informação (TI) na administração pública federal é ainda incipiente, com poucos avanços em relação a levantamento similar feito em 2007.

“Os dados coletados não deixam margem à dúvida de que a situação da governança de TI na administração pública federal ainda se encontra em estado precário”, diz o relatório final do ministro-relator Aroldo Cedraz.
A melhor eficiência na gestão de TI poderia tornar os sistemas da esfera federal menos vulneráveis a ataques de hackers e crackers, como os que foram percebidos nos últimos dias.

O levantamento foi feito no ano passado em 315 órgãos e entidades das administrações direta e indireta, tendo em vista a eficiência na aplicação de recursos para TI, que, em 2010, significaram R$ 12,5 bilhões do orçamento da União.

Em questionamentos aos órgãos públicos, o TCU percebeu que, em 51% das unidades, a alta administração não se responsabiliza pelas políticas de TI. Resultados sugerem que “o conceito de estrutura de governança de TI ainda não foi apreendido pela maior parte das instituições públicas e que a alta administração não se enxerga com responsável pelas políticas corporativas na área”.


O TCU defende que a gestão de Tecnologia de Informação das entidades públicas deve ser papel dos seus representantes máximos, e não apenas uma ação restrita aos profissionais da área.

No dia 30, o TCU realizou encontro para discutir o tema. Em apresentação pública, o ministro-substituto Augusto Sherman apontou grandes vulnerabilidades de sistemas públicos e expôs riscos de “vazamento e mau uso de informações privadas e confidenciais dos cidadãos”.

Novas leis em debate

Desde 2007, o TCU recomenda aos entes públicos maior esforço em criação de normas, supervisão e fiscalização em TI. Nos últimos anos, parlamentares vêm discutindo a criação de leis específicas para definir quais são os limites de atuação no âmbito da internet e, principalmente, tipificar crimes para punir seus transgressores.

Novas discussões sobre o tema serão retomadas na Câmara dos Deputados a partir desta semana, motivados pelos ataques dos últimos dias. O deputado Sandro Alex (PPS-PR) deve protocolar amanhã na Comissão de Ciência e Tecnologia um pedido para ouvir especialistas e autoridades sobre os ataques de hackers e crackers dos últimos dias.

Texto: enviar por e-mail TCU apontou vulnerabilidades das redes do governo em setembroMinistro afirmou que situação de governança de TI na administração pública ainda estava em estado precário Seu nome * Seu e-mail * E-mail do destinatário(Para mais endereços, separe-os com vírgulas) * Mensagem

corrigir TCU apontou vulnerabilidades das redes do governo em setembroMinistro afirmou que situação de governança de TI na administração pública ainda estava em estado precário Seu nome* Seu e-mail* Mensagem

Fonte: IG

0 comentários:

Postar um comentário

.

.