O Programa Vida Melhor – Oportunidade para quem mais precisa foi lançado em mais um território baiano, na manhã dessa sexta-feira (11). Dezenas de pessoas se reuniram na Estação Experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no município de Conceição do Almeida, localizado a 174 km de Salvador, para conhecer o programa estadual que, até 2015, vai transformar a vida de 280 mil famílias que vivem na zona rural da Bahia.
O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, e o representante da Casa Civil, Raphael França, apresentaram o Vida Melhor para agricultores familiares, prefeitos e secretários municipais de dez cidades do Recôncavo. “O Programa é um conjunto de estratégias que busca incluir sócio-produtivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho. O Vida Melhor irá transformar a vida de milhares de famílias”, declarou Teles.
O Vida Melhor atuará em três amplas frentes no campo: assistência técnica, fomento das atividades da agricultura familiar e promoção dos empreendimentos populares rurais. Fortalecendo as sete principais cadeias produtivas da Bahia (mandioca, mel, aqüicultura e pesca, fruticultura, bovinocultura do leite, ovinocaprinocultura e oleaginosas), o programa irá possibilitar que os agricultores mais pobres tenham acompanhamento continuado e individualizado. “Cada grupo de cem agricultores será assistido por um técnico, no campo, durante cinco anos. Serão 2.800 técnicos atendendo a 280 mil famílias que vivem na zona rural”, explicou o presidente.
Expectativa da comunidade
Uma das representantes da sociedade civil é Rosana Vieira de Jesus, integrante do Núcleo Gestor do Território do Recôncavo. Ela acredita que o Programa irá ajudar os agricultores a superarem algumas dificuldades enfrentadas atualmente. “É uma iniciativa louvável, um programa que foi bem pensado e estruturado. A nossa expectativa é que ele seja desenvolvido o mais rápido possível”, declarou Rosana.
O agricultor familiar Antônio Buni assistiu a apresentação do início ao fim e comemorou. “É um programa maravilhoso. Temos que aproveitar essa oportunidade e trabalhar para aumentar a nossa produção na roça e melhorar a vida”.
EBDA/Assimp
0 comentários:
Postar um comentário