domingo, 5 de maio de 2013

Botafogo vence 1º Estadual decidido fora do Rio em 112 anos de história


O título conquistado pelo Botafogo neste domingo após vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, em Volta Redonda, é histórico. Não porque a equipe repetiu o feito de 2010, tendo faturado as Taças Guanabara e Rio e levado o Carioca sem a necessidade de uma final. O Estadual de 2013 ficará marcado por ter sido o primeiro de todas as 112 edições da competição a ser decidido fora da cidade do Rio de Janeiro.
Durante a Taça Guanabara, o Engenhão, assim como nos últimos dois anos, foi a 'casa' do futebol carioca. Na Taça Rio, porém, o estádio foi interditado pela Prefeitura do Rio por causa de problemas em sua cobertura e deixou os Botafogo, Flamengo e Fluminense e maus lençóis. O trio passou a mandar seus jogos no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O local, inclusive, foi escolhido pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) como palco dos jogos decisivos do estadual.

Assim, o Botafogo não pôde comemorar o título de campeão carioca em sua casa. Para piorar, os torcedores do time de General Severiano viram o estádio virar palco de conquistas de Flamengo e, principalmente, Fluminense. O Rubro-negro levou o Carioca de 2011, enquanto que o Tricolor faturou o Carioca de 2012, além do Brasileiro de 2010. Já o Alvinegro soltou o grito de campeão em duas oportunidades, mas ambas em turnos do estadual – Taça Rio de 2012 e Taça Guanabara de 2013.
A taça de 2013 se juntará ao título de 2010, que também ficou marcado na memória dos torcedores. E não apenas pela ‘cavadinha’ de Loco Abreu ou a defesa de Jefferson em batida de pênalti de Adriano. A conquista foi a última antes do fechamento do Maracanã para as obras para a Copa do Mundo de 2014.
Outro Carioca que marcou os torcedores alvinegros foi o de 1989. Na oportunidade, o Botafogo se encontrava em meio a um jejum títulos que já durava 21 anos. O atacante Maurício marcou aos 21min da etapa complementar o gol que aliviou a torcida de General Severiano, amargurada pela falta de conquistas.
Mas não é só o Botafogo que teve conquistas marcantes no Carioca. O Fluminense, por exemplo, é o detentor do primeiro título estadual do Rio de Janeiro, em 1906. Na oportunidade, seis equipes participaram da disputa – Fluminense, Botafogo, Paysandu, Rio Cricket, Bangu e Football and Athletic. Todos jogaram entre si em dois turnos e o Tricolor terminou o torneio com 18 pontos – quatro a mais que o Paysandu.
O Vasco também não fica de fora da lista de conquistas marcantes. O time de São Januário foi o primeiro a soltar o grito de campeão no Maracanã, em 1950 – ano em que o estádio ficou pronto para a disputa da primeira Copa do Mundo no Brasil. Desta vez, o Carioca já contava com 11 equipes na disputa. O Cruzmaltino jogou 17 jogos, com 14 vitórias e 3 derrotas. Com aproveitamento de 82,3% dos pontos, levantou a taça e deixou o América na segunda colocação.
O Flamengo, por sua vez, é o maior colecionador de títulos do Campeonato Carioca. São 32 contra 31 do Fluminense, na segunda colocação. O Vasco aparece na terceira posição com 22, seguido por Botafogo, com 20, e América, com 7. Completam a lista Bangu, com 2, além de Paysandu e São Cristóvão, com um cada.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.