sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAMPANHA ALERTA PARA OS RISCOS DO GLAUCOMA


A Sociedade Brasileira de Glaucoma lançou ontem (23) a segunda edição da campanha Cuidado com o Glaucoma. Para o lançamento foi feita uma manifestação no vão livre do Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, a principal da cidade. Dois atores caracterizados como olho e colírio convidavam as pessoas a entrarem em uma câmara escura, com uma máscara, para tocarem e sentirem o aroma de 20 tipos diferentes de alimentos e dizerem o que eram. A ideia era fazer com que as pessoas passassem pela experiência de não enxergar e sentissem um pouco o que é viver sem a visão e assim entendessem a necessidade de cuidar dos olhos.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa, causada pelo aumento da pressão intra ocular, e leva à cegueira. A doença não tem sintomas, não provoca dores nos olhos, é silenciosa e mais prevalente em negros, devido à predisposição genética. De acordo com o oftalmologista da Santa Casa de São Paulo, Maurício Della Paulera, o glaucoma é lento, progressivo e irreversível. “Nós orientamos as pessoas a passarem por uma consulta anual com o oftalmologista. Nessa consulta está incluída a medida da pressão intraocular e o exame de fundo de olho. Com isso, pode-se prevenir ou iniciar o tratamento precocemente. A campanha é um choque que estamos dando na população para mostrar como é difícil viver sem a visão, quando pode-se prevenir uma doença que leva à cegueira”.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.