sexta-feira, 24 de maio de 2013

Doenças com sintomas semelhantes podem levar a tratamento incorreto


Com as chuvas constantes, a mudança de temperatura na cidade, tem muita gente sentindo sintomas parecidos a resfriado. Aí vem a dúvida se é uma simples gripe, virose, rinite alérgica, asma ou dengue. Estes males têm alguns sintomas semelhantes, sinaliza a médica cardiologista e clínica-geral , Maria Amelia Bulhões Hatem, responsável pelo Centro de Diagnóstico Integrado da Bahia – Garibaldi (Cediba), que explica tudo sobre estas doenças que têm mais incidência durante o outono e inverno.
De acordo com a especialista, a gripe de época, a que geralmente recebe um apelido, “é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera. Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias”, explicou.
De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Os sintomas da influenza são: febre, calafrios, suor excessivo, tosse seca que pode durar mais de duas semanas, dores musculares e articulares (dores no corpo) que podem durar de 3 a 5 dias, fadiga que pode levar mais de duas semanas para desaparecer, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído e irritação na garganta.
Muitas vezes a pessoa sente um sintoma e quando chega ao médico, ele constata que se trata de virose. Então o que vem a ser a temida virose? A médica Maria Amélia Hatem afirma que “a palavra vírus é de origem latina e significa veneno. Os sinais e sintomas das viroses são bastante diversificados, levando-se em conta aspectos como: o tipo de vírus envolvido, estado geral de saúde do indivíduo e a presença ou não de bactérias oportunistas agravando o quadro clínico. Não há procedimento específico para as viroses. Em geral, faz-se o combate aos sintomas presentes, como febre, dor de cabeça, mal estar, indisposição e falta de apetite”, explicou.
Um dado relevante sobre as viroses é de que “a transmissão ocorre em todos os lugares. É preciso medidas preventivas de higiene para com a água, alimentos, objetos pessoais, o ambiente físico, o cuidado com o sangue e hemoderivados, o uso de seringas e perfuro-cortantes descartáveis, a adequação do número de pessoas ao tamanho dos ambientes, a manutenção de alimentação e sono adequados, aliados à prática regular de exercícios físicos são as melhores medidas preventivas a serem adotadas”, sinalizou a especialista.
Outras enfermidades definidas pela especialista
Asma
É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios.
Segundo a cardiologista, a prevenção de crises de asma, o asmático poderá usar os corticosteróides, os beta2-agonistas de longa duração e os antileucotrienos, além de ter um bom controle ambiental, evitando exposição aos “gatilhos” da crise asmática. “Não há como prevenir a existência da doença, mas sim as suas exacerbações e seus sintomas diários”, salientou.
Rinite Alérgica
Trata-se de uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada sete pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adulto quanto criança. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. A médica chama a atenção para:”os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma ‘sinusite´ com dor de cabeça crônica. A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos na sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite”, aconselhou.
Sintomas
Nas crises de asma, esta hiper-reatividade brônquica aumenta ainda mais e determina o estreitamento das vias aéreas. Este fenômeno leva à tosse, chiado no peito e falta de ar. A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e está entre as principais causas de tosse crônica em adultos.
Hatem sinaliza que “os sintomas de rinite alérgica são vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã; se seu nariz escorrer, e ficar obstruído; se você ficar irritado com coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca; se seu olfato estiver ruim e se você tiver dores de cabeça juntamente com outros sintomas semelhantes a estes”. (Fonte Tribuna)

0 comentários:

Postar um comentário

.

.