sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Talentos do Brasil Rural expõem produtos em feira do hotelaria e gastronomia

Depois de participarem do Salão do Turismo, maior evento do setor na América Latina, os empreendimentos do Talentos do Brasil Rural vão expor alimentos, bebidas, amenities (cosméticos para hotelaria) e artesanato em uma das cinco maiores feiras do mundo de hotelaria e gastronomia: a Equipotel 2011, que acontece de 12 a 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Parque do Anhembi, em São Paulo.

A 49ª edição da Equipotel SP vai reunir mais de 1.200 expositores, em 55 mil m², e deve atrair mais de 50 mil visitantes em três dias de evento - entre empresários, diretores, executivos e profissionais em geral, dos setores de hotelaria, gastronomia, alimentação, entre outros .

Polo de negócios e relacionamentos, o evento é grande oportunidade para empresas desses segmentos apresentarem seus produtos, trocarem informações, fazerem negócios, participarem de lançamentos, atualizarem-se com as tendências de mercado, serviços e inovações tecnológicas.

Em sua primeira participação na Equipotel, o Talentos do Brasil Rural levará 23 empreendimentos de alimentos, bebidas, amenities e artesanato (para ambientação e utilitários). "Nossa proposta é apresentar esse mix de produtos que a agricultura familiar tem para oferecer dentro desse segmento, já iniciando uma prospecção para a Copa do Mundo", explica Patrícia Mendes, coordenadora do projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na parte de artesanato, o Talentos do Brasil Rural mostrará produtos de tecidos e fibras (jogo americano, sacolas, entre outros), do Maranhão; capim dourado, do Tocantins, e produtos em fibra de bananeira, de Minas Gerais, além de suplat, cachepo, jogo americano, porta guardanapo, porta copo e sisal, de vários estados brasileiros; entre alimentos e bebidas, cachaças, de Minas Gerais, vinhos orgânicos e sucos de uva, do Rio Grande do Sul, doce e geleia de umbu e geleia de maracujá, da Bahia, polpa de açaí, polpa de cupuaçu, queijos e polpa de fruta do Mato Grosso, castanhas, do Acre. Além de café, requeijão e muitos outros.

"Os produtos da agricultura familiar têm grande potencial de comercialização", reforça Patrícia. O Projeto Talentos do Brasil Rural representa uma iniciativa para promover a inserção desses produtos em meios de hospedagem, restaurantes, bares, lojas de artesanato e suvenires.


Projeção

O Projeto Talentos do Brasil Rural visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. É uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).

A principal meta do projeto é colocar os agricultores familiares no mercado de turismo com foco nas 12 cidades-sede da Copa de 2014, segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos: "O projeto traz melhores condições de preço e de qualidade, além de oferecer produtos da agricultura familiar, com princípios ligados à sustentabilidade e à responsabilidade sócio-ambiental".

0 comentários:

Postar um comentário

.

.