Os pescadores de Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Pilão Arcado e Juazeiro vão participar de curso de capacitação para manutenção de motores marítimos. O curso será realizado em Remanso a partir de segunda-feira (26), terá uma duração de 100 horas, cerca de 20 dias, e é fruto de um convênio entre a Bahia Pesca e a Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso.
A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, vai doar também Bolsa Auxílio de R$ 200. “Também vai pagar a hospedagem e alimentação, já que esses profissionais não poderão trabalhar durante o período da capacitação”, explica a subgerente de pesca Eliana Carla. Além disso, as entidades receberão gratuitamente kits de ferramentas.
Ministrado por um instrutor do Senai, o curso será realizado também, até o mês de janeiro, em Canavieiras, Prado, Salvador e Santa Cruz Cabrália. Neste último, a capacitação será para restauração de embarcações. O evento, em todos estes locais, terá a participação de pescadores dos municípios vizinhos.
A presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras de Remanso, Irany da Silva dos Santos, destaca a importância da iniciativa “porque existe uma enorme carência de profissionais nesta área e, quando ocorre algum problema, o motor tem que ser transportado para Salvador, tornando o custo do conserto muito elevado”.
Os convênios no valor total de R$ 175 mil vão beneficiar 110 pescadores de 17 associações. O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, entende que “é importante a doação de equipamentos, mas é necessária também a capacitação para que as pessoas que atuam nesta área possam administrar com eficiência seus negócios”
Marival Guedes - Assessor de Comunicação da Bahia Pesca
Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)Assessoria de Imprensa
0 comentários:
Postar um comentário