quinta-feira, 21 de abril de 2011

PSDB protesta contra corte de verbas na fiscalização das fronteiras

Em discurso no Senado, Alvaro Dias disse que a notícia surge em um momento delicado para o País

Brasília (19) - A revelação de que os cortes orçamentários promovidos pelo governo Dilma prejudicaram as operações de fiscalização e combate ao contrabando de armas nas fronteiras brasileiras pela Polícia Federal foi motivo de protesto em plenário do líder do PSDB, Alvaro Dias, nesta segunda-feira.

O senador tucano salientou que a notícia sobre as dificuldades enfrentadas pela polícia surge no momento em que a sociedade debate a realização de plebiscito sobre o comércio de armas no País, após o choque com o assassinato de estudantes ocorrido no Rio de Janeiro.

“Num momento como este, em que há comoção em razão de um ato perverso de violência e que a mídia elegeu como sua prioridade dos últimos dias, neste momento, recebemos com surpresa a notícia de que o governo cortou recursos do orçamento da Polícia Federal, comprometendo seriamente a fiscalização das regiões fronteiriças, bem como as ações de combate ao contrabando de armas e investidas do narcotráfico. Já perdi a conta de quantas vezes convocamos o governo à responsabilidade, afirmando que a violência, que cresce de forma devastadora nos centros urbanizados do País, começa, invariavelmente, na fronteira, com o contrabando de armas que ocorre de forma livre e incontida”, afirmou o senador.

O Líder do PSDB observou ainda ser contraditório o fato de um governo que se esforça para aprovar recursos bilionários para implementar o trem-bala no Brasil, ser o mesmo que corta os recursos para o combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas na fronteira, demonstrando que a segurança pública não está entre suas prioridades.

Mensalão

Ainda em seu discurso nesta segunda-feira, o senador Alvaro Dias solicitou à Mesa que fosse transcrita na íntegra no anais da Casa a entrevista concedida pelo ex-procurador geral da República, Antonio Fernando, ao jornal Folha de S. Paulo, em que critica a demora excessiva da Polícia Federal na investigação do caso do mensalão. Para o Líder do PSDB, a entrevista de Antonio Fernando dignificou a Procuradoria da República.

“É bom lembrar que Antonio Fernando denominou o mensalão como um crime praticando por organização criminosa que assaltou o poder e, em nome de um projeto de longo prazo, arquitetou um complexo e sofisticado esquema de corrupção. Esse foi um dos grandes escândalos da história do nosso País e não pode, realmente, ficar impune. O ex-procurador, em sua entrevista, afirma que há demora da Polícia Federal em investigar os desdobramentos do caso e pede celeridade na investigação. E, quando indagado sobre o fato de que alguns personagens retornaram ao cenário da política e se o fato de retornarem esvaziaria o julgamento, ele rechaçou a hipótese, afirmando que essa reabilitação política não pode sugerir que tudo passou de uma invencionice. Não foi realmente uma invencionice e o Brasil sabe disso”, afirmou.

O líder do PSDB encerrou seu discurso afirmando ter esperança de que a expectativa do povo brasileiro, que sonha em ver a impunidade combatida e a corrupção condenada, não será frustrada. “Que o Supremo Tribunal Federal realize em tempo esse julgamento do mensalão e da forma mais rigorosa possível”, concluiu o senador do PSDB paranaense.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado/Foto: Cadu Gomes

0 comentários:

Postar um comentário

.

.