quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Planalto confirma: Mercadante assumirá Educação

Posse do novo ministro será no dia 24 de janeiro. Fernando Haddad deixa cargo para disputar prefeitura de São Paulo

Saiu na Veja


A presidente Dilma Rousseff deu início à reforma ministerial nesta quarta-feira. Nota divulgada pelo Palácio do Planalto oficializou a saída de Fernando Haddad do cargo de ministro da Educação e sua substituição por Aloizio Mercadante, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Haddad é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT. Para o lugar de Mercadante irá o atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp.

"Haddad precisava sair. Ele já está completamente mergulhado nas atividades de campanha", disse ao site de VEJA um interlocutor da presidente Dilma sob a condição de anonimato.

Indicado pelo ex-presidente Lula, Mercadante não chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em uma situação privilegiada. Porém, viajou muito com a presidente nos últimos meses, o que proporcionou uma aproximação entre os dois. Ele também encampou uma ideia que é cara à petista: inovação, palavra foi incorporada ao nome da própria pasta na gestão de Dilma.

Tudo isso pesou na decisão da presidente - embora, claro, não se possa desprezar o fato de que o PT tem todo o interesse em manter sob seu comando o estratégico Ministério da Educação.

Empenho - Oficialmente, a Presidência diz que Haddad deixa o ministério depois de prestar "relevantes" serviços ao país. “A presidente da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros”, diz o texto. “Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões.”

A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, tanto o novo ministro quanto Mercadante e Haddad irão participar da reunião ministerial marcada para a próxima segunda-feira.

Nesta quarta-feira, a presidente já tinha sinalizado que indicaria Raupp para substituir Mercadante. Em conversa com o vice- presidente Michel Temer, ela disse que gostaria de nomear um técnico para a vaga.

Dança das cadeiras - A movimentação na Esplanada dos Ministérios pode chegar a outras seis pastas: Secretaria de Políticas para Mulheres, Integração Nacional, Cultura, Cidades, Trabalho e Transportes.

Dois ministros podem deixar suas pastas para concorrer às eleições deste ano. Iriny Lopes (Secretaria de Políticas para Mulheres) pretende disputar a prefeitura de Vitória (ES), e Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), que pode concorrer no Recife (PE) – apesar das denúncias envolvendo seu nome.

É provável que também deixem os cargos os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, das Cidades, Mário Negromonte. A primeira se envolveu em uma série de escândalos sobre diárias e direitos autorais. Já Negromonte está sob fogo cruzado dentro do próprio partido, o PP. Integrantes da legenda defendem a saída do ministro.

A presidente também comentou nesta terça-feira a interlocutores que já recebeu as indicações do PDT para substituir Paulo Pinto do Ministério do Trabalho. O PR também reclama para o governo que Paulo Passos não representa o partido no Ministério dos Transportes.

Despedida - O governo prepara um evento no Palácio do Planalto para despedida de Haddad. Será na próxima segunda-feira, para comemorar a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

Nesta quarta, Haddad participou com Dilma da inauguração de uma creche em Angra dos Reis (RJ).

Na ocasião, a presidente não economizou elogios ao ministro. "O ministro Haddad, que vai deixar o meu governo e vai enfrentar uma nova realidade, merece o reconhecimento do nosso governo. Foi ele o ministro que resolveu priorizar da pré-escola à pós-graduação", afirmou Dilma.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.