terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Moradores de rua mudam de vida com chance de emprego em Salvador


Em Salvador, moradores de rua ganharam a oportunidade de mudar de vida com a conquista de um emprego.

Acordar em casa. Ter uma casa, com cama, TV, fogão. “É fabuloso o que eu vivo hoje, o que eu sinto hoje. A felicidade de está sendo a minha vida", conta Antônio Marques. Nada disso parecia possível um ano atrás. Antônio, que tem 39 anos, morava na rua. Deixou o interior do Piauí porque queria passar o restante da vida em uma cidade de praia, no Rio ou na Bahia. O dinheiro só deu para chegar a Salvador.

Ele catava latas, dormia na areia. Vivia a dureza das ruas até ser levado para um projeto social de uma igreja, onde conheceu a solidariedade e descobriu que a vida podia tomar novos rumos, seguir por outros caminhos.

Entre os novos caminhos, veio o do trabalho. Antônio foi selecionado para trabalhar na Arena Fonte Nova. O antigo estádio foi ao chão para dar lugar ao novo, que está sendo construído. Assim como a nova vida de Antônio. O jeito calmo e organizado o levou para o setor de arquivo. "Isso possibilita o meu sustento, não é? O viver, sonhar. Para mim, esse emprego é tudo", afirma ele.

Ao todo, 23 pessoas que moravam nas ruas de Salvador receberam treinamento e estão trabalhando na Fonte Nova. A maioria como ajudante de produção. "O ser humano que tem um trabalho consegue os objetivos dele, não é?", diz Waldemir Matos, integrante do projeto.

Outras 88 pessoas que ainda vivem nas ruas estão sendo treinadas. Elas sabem que estão no projeto não somente para aprender uma profissão. "Primeiramente, uma qualificação na carteira profissional. Segundo, um lar e voltar a viver como cidadão", explica Sidnei Pereira, aluno do curso e morador de rua. "Eu resolvi fazer esse curso para sair das ruas. Eu não pretendo ficar pensando em sair. Eu vou sair", garante Marcos Antônio Magalhães, outro aluno.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.