quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tucanafro divulga nota de repúdio contra boneco com “cabelo de bombril” do Big Brother Brasil

Nesta quarta-feira (20/01), o Secretariado da Militância Negra do PSDB-MG (Tucanafro) divulgou nota em repúdio à depreciação da imagem das pessoas negras em utensílio doméstico na cozinha da casa do Big Brother Brasil 16, da Rede Globo de televisão. O boneco “com cabelo de bombril” (foto) foi apresentado aos telespectadores no programa Mais Você, também da Rede Globo.
Imagem boneco
Confira a íntegra da nota de repúdio do Tucanafro:
É a repetição sistemática das caricaturas e piadas depreciativas das características e peculiaridade do negro — sobretudo o corpo e o cabelo, principais símbolos da nossa identidade — que fixam o racismo no inconsciente coletivo, tornando impossível a superação desse que é um traço lamentável da humanidade.
Esse é a lógica que torna deplorável a presença apontada como “rústica e moderna” de uma esponja no formato de um negro com cabelo afro, na cozinha da nova edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo de televisão.
O utensílio foi apresentado ao público durante o programa Mais Você da última terça-feira (19/01), e gerou um justificável debate na internet.
É lamentável a materialização e exibição da chacota do “cabelo bombril”, que ofende a comunidade negra desde os nossos primeiros anos escolares.
Nós do Tucanafro repudiamos com veemência o ocorrido, e solicitamos a remoção desse polêmico utensílio e o olhar mais atento da produção do programa, para que seja — nessa edição — um caso isolado de embaraço e preconceito.
Juvenal Araújo Júnior
Presidente nacional do Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro

0 comentários:

Postar um comentário

.

.