quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Banco Mundial reduz previsão do PIB mundial e fala em recessão

Segundo o economista chefe do Bird, é real a possibilidade de um congelamento dos mercados no mundo



O Banco Mundial (Bird) divulgou nesta quarta-feira suas previsões para a economia mundial para os próximos dois anos e as notícias não são boas. Em junho, a entidade havia previsto crescimento de 3,6% em 2012 e 2013, mas agora rebaixou a previsão para 2,5% neste ano e 3,1% no próximo.

O economista chefe do Bird, Justin Lin, afirmou a repórteres em Pequim, na China, que a impressão da instituição é de que, "aparentemente", a crise da dívida soberana na zona do euro está contida, mas que ainda há um risco de que o mundo mergulhe em uma nova recessão. "O risco de um congelamento global dos mercados, assim como de uma crise global similar à que ocorreu em setembro de 2008 são reais", disse Lin. Em setembro de 2008 ocorreu a falência do Lehman Brothers, banco americano cujo fim serviu como catalisador para a crise financeira dos títulos subprime iniciada no ano anterior. A crise jogou o mundo em uma recessão e até hoje seus efeitos podem ser sentidos.

O Banco Mundial reduziu as previsões para 2012 por conta do agravamento da crise na zona do euro, que piorou em agosto de 2011, depois da previsão anterior da instituição. Aquele período coincidiu com o abrandamento do crescimento em vários grandes países em desenvolvimento (Brasil, Índia e, em menor medida, Rússia, África do Sul e Turquia), segundo o estudo. De acordo com o levantamento, os mercados de ações dos países em desenvolvimento perderam 8,5% de seu valor desde o final de julho de 2011. Essa queda combinada com a redução de 4,2% em mercados de alta renda de capital resultaram em perda de US$ 6,5 bilhões dólares – o equivalente a 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB) global.




América Latina

A América Latina e o Caribe deverão sofrer os impactos da crise econômica mundial em 2012. A região deverá reduzir o crescimento para 3,6% este ano, enquanto em 2011 registrou 4,2%. Porém, a previsão para 2013 é a de que o crescimento econômico retorne aos 4,2%. A conclusão faz parte de um estudo do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira (18).

Para o Banco Mundial, a região foi afetada pelo enfraquecimento da economia global, pela incerteza gerada pela crise da dívida dos países da zona do euro, pela desaceleração da economia da China e a lentidão de líderes internacionais na execução de políticas para conter os impactos da crise global. O Banco Mundial recomenda ainda que os líderes dos países em desenvolvimento se preparem para enfrentar mais problemas, avaliando vulnerabilidades e adotando medidas de contingenciamento. A sugestão é que sejam definidas medidas que busquem o financiamento para o deficit orçamentário, priorizando gastos em redes de segurança social e infraestrutura para garantir crescimento de longo prazo e impedir que as instituições bancárias entrem em crise.


REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário

.

.