sábado, 5 de fevereiro de 2011

Imbassahy cobra explicações e providências do governo sobre apagão


O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) disse nessa sexta-feira (4) que entrará com uma série de ações cobrando providências e explicações do governo federal pelo apagão que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. Serão pedidas providências ao Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“O governo está reagindo de maneira desrespeitosa, com descaso perante a população do Nordeste. Queremos saber o que está acontecendo. A presidente Dilma está falhando com o Brasil e, especialmente, com aquela região”, frisou Imbassahy.
O tucano anunciou que entrará com requerimento de informações ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, exigindo esclarecimentos sobre o apagão. No documento, Imbassahy questiona as razões de o ministro ter marcado somente para a próxima segunda-feira, 07, uma reunião para tratar do assunto, de tamanha gravidade.
Além disso, pedirá a criação de uma subcomissão na Comissão de Minas e Energia para acompanhamento das consequências do ocorrido e das providências que serão tomadas pelo governo para que episódios similares não aconteçam mais. Imbassahy quer, também, a criação de uma comissão externa para verificação in loco dos problemas ocorridos principalmente em Recife, Maceió e no Pólo Industrial de Camaçari.
“Em Recife tivemos arrastões, distúrbios no sistema penitenciário e o principal hospital ficou inoperante”, explicou Imbassahy. O parlamentar lembrou as conseqüências do apagão no Pólo Petroquímico, com a paralisação de indústrias. “Muitas delas só voltarão a operar daqui a cinco dias”, ressaltou o tucano.

Ressarcimento dos prejuízos

Imbassahy pretende convidar as bancadas do Democratas e do PPS para também assinarem com o PSDB, três representações. Ao MPF será solicitada investigação dos problemas que geraram o apagão e o acompanhamento do ressarcimento aos que tiveram prejuízos. Já ao TCU e à Aneel, serão pedidas auditorias para que sejam feitas investigações das causas da falta de energia nos oito estados.
“Um governo responsável e sério deve explicações. Tentar minimizar, como fez o ministro Edison Lobão, é extremamente repudiado pela população. O que está acontecendo é um descaso”, frisou. “O setor elétrico nacional virou um loteamento. Considero um absurdo que o governo gaste tempo com demandas políticas e esqueça da população. Precisamos preservar o setor para bem servir a população”, concluiu o deputado.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.