domingo, 12 de setembro de 2010

Serra quer criar Ministério das Pessoas com Deficiência

Ele denunciou cortes de verbas federais para programas destinados a pessoas com necessidades especiais


Brasília (09) – José Serra reiterou na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, durante Encontro em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que a criação do Ministério das Pessoas com Deficiência será um de seus primeiros atos como presidente da República. Serra lembrou que já fez o mesmo em São Paulo, tanto na capital, quando era prefeito, como no estado, quando era governador. Ele assegurou que jamais fará o que fez o atual governo, que não destinou praticamente nenhuma verba para programas que atendam esses cidadãos.

De acordo com dados oficiais, em 2009, só 4% dos recursos destinados à promoção da educação profissional de pessoas com deficiência foram efetivamente pagos pelo governo federal. Neste ano, até agosto, não foi pago nada, nem mesmo às entidades de apoio não governamentais. E mais: até junho deste ano, o programa nacional de acessibilidade gastou apenas 0,27% do montante incluído no orçamento. “Na prática, é nula a prioridade do Governo coordenado pela candidata Dilma para essas pessoas”, constatou. Serra disse que vai “recuperar esse atraso e fazer muito mais”.

De acordo com o candidato do PSDB, São Paulo emprega 134 mil pessoas com deficiência, enquanto o Brasil todo chega a 220 mil. E frisou ainda: “Na nossa gestão em São Paulo, 44 prefeituras criaram órgãos específicos para cuidar das pessoas com necessidades especiais. Todo mundo sabe que nós as apoiamos e eu vou fazer isso no Brasil inteiro”. José Serra também fez questão de reafirmar que vai criar no país a Rede de Hospitais Zilda Arns, para a reabilitação das pessoas com deficiência.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.