sábado, 29 de janeiro de 2011

João Almeida deixa liderança do PSDB


Reunidos nesta quarta-feira (26) em Brasília, deputados do PSDB aclamaram Duarte Nogueira (SP) para substituir João Almeida (BA) na liderança do partido na Câmara. A bancada ratificou também o nome de Eduardo Gomes (TO) para ocupar um posto na Mesa Diretora da Casa para o biênio 2011-2012, que será eleita na próxima semana. Logo após a confirmação do seu nome, Duarte indicou Paulo Abi-Ackel (MG) para a Liderança da Minoria na Casa. Com a participação de 55 deputados da atual e da futura bancada, as três escolhas foram efetivadas sem disputa, em uma demonstração de unidade do partido.

Líder ao longo de 2010, João Almeida agradeceu o apoio dos parlamentares e da assessoria da Liderança, e destacou o papel a ser efetivado pelo PSDB e pelos demais partidos. “O exercício da oposição é até mais útil à democracia que a situação, pois garante o amadurecimento do processo democrático”, destacou o tucano. Mesmo sem mandato eletivo, Almeida afirmou que pretende continuar sua trajetória na vida pública, colaborando com o PSDB. Além disso, elogiou a escolha de Duarte Nogueira, a quem classificou de pessoa qualificada e preparada para exercer o cargo.

Além disso, os tucanos manifestaram apoio à recondução do senador Sérgio Guerra (PE), eleito deputado federal, para a presidência do PSDB. Presente ao encontro, Guerra também exaltou a união dos deputados e afirmou que não houve qualquer interferência externa à decisão tomada pelos tucanos da Câmara.

PARTIDO UNIDO

Logo após a confirmação de seu nome para comandar a bancada em 2011, Nogueira destacou que todo o processo que levou às indicações foi conduzido com cordialidade e respeito, permitindo que a bancada convergisse para a unidade. De acordo com o tucano, caberá ao líder e aos tucanos exercerem o papel de oposição, defender os projetos e bandeiras dos governadores do PSDB e dar respostas aos anseios de vasta parcela da sociedade ávida por um contraponto ao governo federal. Nogueira afirmou que o PSDB fiscalizará e apontará a todo o instante erros do Planalto.

O novo líder tucano destacou, ainda, a força da legenda nas urnas no último pleito, com a eleição de 10 senadores, 53 deputados, 8 governadores, além dos votos de 45% dos eleitores no candidato do PSDB à Presidência no segundo turno. “Temos a tarefa de fazer uma responsável e contundente oposição e nos prepararmos para as eleições municipais. É tarefa da bancada ajudar nesta preparação, dar suporte aos governadores e divulgar suas ações exitosas. Exerceremos, ainda, um papel provocador, até porque a presidente Dilma já expressa desânimo com as reformas. Precisamos revigorar nosso compromisso com essas mudanças, além de lutar pelo salário mínimo de R$ 600?, enumerou Duarte Nogueira.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.