O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, disse nesta sexta-feira (9) que as causas mais profundas da corrupção têm raízes no financiamento privado de campanhas e de partidos, e no sistema eleitoral. Essas práticas, segundo ele, estão relacionadas também à "urgente necessidade de reforma das leis processuais penais, que são, hoje, a principal garantia de impunidade”.
Ao abrir o evento comemorativo do Dia Internacional contra a Corrupção, o ministro voltou a defender a aprovação da chamada Emenda dos Recursos, que tramita no Congresso Nacional e que, segundo ele, “permitiria a prisão dos corruptos após o julgamento por um tribunal, acabando com a terrível sensação de impunidade que vivemos em nosso País, e que é, sem sombra de dúvida, o principal alimento da corrupção”.
Segundo o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, a Advocacia-Geral da União (AGU) tem reforçado essa vigilância, o que levou a ampliar, nos últimos anos, o índice de recuperação de recursos desviados, de 1% para 15%. “E nossa próxima meta é chegar a 25% até 2016”, anunciou.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Ministro da CGU aponta principais causas da corrupção no Brasil
19:27:00
Sem comentarios
0 comentários:
Postar um comentário