sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Presidente Lula participa da formatura de 291 mil alunos do TOPA em Salvador

Depois de assinar a ordem de serviço para o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, nesta sexta-feira (10), o presidente Lula, em sua última visita oficial a Bahia, seguiu para Salvador. Na capital baiana, participa, ao lado do governador Jaques Wagner, da cerimônia de certificação de 291 mil alunos alfabetizados na terceira etapa do programa estadual Todos Pela Alfabetização (TOPA).



A solenidade será realizada na área externa da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de mil alunos, representantes de todos os Territórios de Identidade do estado bem como dos demais concluintes. Nas três primeiras etapas, o Topa já alfabetizou 751 mil baianos e outros 185.260 estão em sala de aula. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país.



Ferrovia Oeste-Leste



Em Ilhéus, foi dada autorização ao início das obras do primeiro trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre o município e Caetité. A Fiol vai ligar o litoral Sul da Bahia ao Oeste do Estado, trazendo o minério e a produção agropecuária de uma área que se estende de Caetité a Barreiras, para serem embarcados via Ilhéus; além de interligar o Estado às regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.



Ela também estabelece um canal de ligação com a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Oceano Pacífico (via Peru). Os investimentos para a construção da ferrovia, incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), chegam a R$ 6 bilhões até 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.