sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Campanha auxilia na prevenção de Glaucoma


Todas as pessoas com mais de 40 anos, que ainda não fizeram o exame do Glaucoma, podem se cadastrar para realizar o diagnóstico durante o Mutirão de Combate à doença que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro no Hospital de Olhos, em Feira de Santana (HCOE). O programa é resultado de uma parceria entre a Instituição médica, o governo federal e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Pessoas acima de 20 anos, que possuem histórico de Glaucoma na família, também são indicadas a fazerem o exame”, alerta o especialista Igor Carvalho Queiroz. O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo. “A prevenção é a única forma de prevenção da doença”, informa. Esta é a terceira campanha de combate e prevenção do Glaucoma realizada pelo HCOE.

O cadastramento teve inicio na última terça-feira (17), e segue até a próxima sexta-feira (dia 27). Para participar, o paciente deve apresentar o cartão nacional do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência, na sede do Hospital, situado na Rua Leolinda Bacelar, n 21. As consultas acontecem no mesmo local. Durante as consultas acontecerá a triagem dos pacientes e, nos casos onde a doença for detectada, será feita a distribuição gratuita do colírio para o tratamento.

“O Glaucoma é uma neuropatia óptica que tem como principal fator de risco a pressão alta do olho”, explica Igor Carvalho Queiroz, que alerta ainda: “Essa é uma doença assintomática, ou seja, o portador não sente alteração na visão ou qualquer tipo de incômodo no inicio. Em seu estágio avançado, o Glaucoma pode causar cegueira, por isso a prevenção é tão importante”.

Além de Feira de Santana, moradores de mais 26 munícipios serão atendidos. São eles: Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Baixa Grande, Candeal, capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Gavião, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo, Serra Preta, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.