quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dobra o número de desalojados e desabrigados em MG


O número de desalojados e desabrigados pelas fortes chuvas em Minas Gerais dobrou de terça para quarta-feira. Segundo boletim da Defesa Civil estadual divulgado nesta manhã, a quantidade de desalojados, aqueles que tiveram de deixar suas casas temporariamente, passou de 12.875 para 25.514. Os desabrigados, que perderam sua casa, foi 1.240 para 2.495. Os feridos passaram de 36 para 119. Onze municípios decretaram situação de emergência, elevando o número total para 127. Enxurradas, enchentes, vendavais e inundações afetam a Zona da Mata, a Região Central, a Região Sul e a Bacia do Rio Doce.

Os prejuízos materiais também aumentaram de terça para quarta-feira. Agora são 9.834 casas danificadas e 394 destruídas – antes eram 5.714 e 131. Desde o início do período das chuvas, em outubro, quinze pessoas morreram no estado. Ao todo, a Defesa Civil informa que as chuvas já afetaram 182 municípios e atingiram 2,8 milhões de pessoas. O Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), calculou 19,5 milhões de habitantes em Minas Gerais – assim, 14% da população do estado já foi afetada.

O governo do estado anunciou nesta quarta que vai antecipar a liberação do Bolsa Família para a população cadastrada no programa em 103 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Serão liberados mais de 33 milhões de reais para 289.453 famílias. O benefício estará disponível a partir de 14 de fevereiro. Os moradores que perderam os documentos e o cartão do Bolsa Família terão de apresentar a "Declaração Especial de Pagamento", expedida pelas prefeituras, por meio de uma guia individual. A ideia é estender o benefício para todos os municípios atingidos pelas chuvas em Minas.

Além Paraíba - Um plano de ação para minimizar os estragos causados pela chuva em Além Paraíba, na Zona da Mata, foi lançado nesta terça-feira. Na madrugada de segunda-feira, a cheia do Ribeirão Limoeiros, afluente do Rio Paraíba do Sul, provocou inundações e deslizamento de terra em pelo menos quinze áreas da cidade. Segundo balanço da Defesa Civil, foram registrados três mortes. Uma pessoa está desaparecida. Ao todo, são 2.000 desalojados e vinte desabrigados.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o trabalho de busca e resgate de Roseli do Nascimento, de 45 anos, que teria sido arrastada pela enxurrada na segunda-feira, em Além Paraíba. Técnicos da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) estão fazendo reparos em uma adutora rompida, para que o serviço seja normalizado. Servidores municipais, com o apoio da Polícia Militar, fazem a limpeza e a desobstrução das ruas. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), órgão do governo federal, trabalham para a recuperação de trechos da Rodovia BR-116, principal via de acesso ao município.

Doações - Na manhã desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais entrega as primeiras doações às vítimas das chuvas. São quinze toneladas de donativos que serão enviados às cidades de Jeceaba, Juatuba, Ponte Nova e São João Del Rey. Fazem parte do comboio três caminhões, uma carreta e dois furgões do Corpo de Bombeiros.

Entre os principais produtos doados estão leite em pó, roupas, calçados, material de higiene, limpeza e fraldas descartáveis. Todo o material é proveniente de doações à campanha de solidariedade às vítimas das chuvas. A campanha pretende beneficiar cerca de 12.000 pessoas desalojadas e mais de 1.200 desabrigados em 167 municípios.

As doações podem ser feitas nas unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, na capital e no interior de Minas e também na sede do Serviço Voluntário de Assistência Social, em Belo Horizonte, localizada na Avenida Cristóvão Colombo, 683. O telefone é (31) 3349-2400. Doações em dinheiro devem ser depositadas no Banco do Brasil, na conta corrente 64.529-X, agência 1229-7.

(Com Agência Estado)

0 comentários:

Postar um comentário

.

.