segunda-feira, 1 de abril de 2013

Presidiários de Itabuna participaram da Missa do Lava-Pés


Oito presidiários do Conjunto Penal de Itabuna participaram na última quinta-feira Santa, 28 de março, da celebração do Lava-Pés da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano. Das 12 pessoas que participaram do ato, oito foram presidiários que tiveram seus pés lavados pelo Frei Genilton.
A atividade foi autorizada pela Juíza de Execução Penal da Comarca de Itabuna, Antônia Faleiros, e acompanhada por policiais à paisana que estavam presentes acompanhando tudo. O desenrolar da cerimônia foi na mais completa normalidade e com participação bastante atenta dos detentos, que adentraram na celebração pela porta da frente, na procissão de entrada da Missa e ficaram postados no altar.
A atividade foi coordenada pela Pastoral Carcerária local e pelo Conselho da Comunidade, tendo à frente os coordenadores respectivos – Davi Pedreira e Ivone Montenengro e pelo Frei Genilton.
Somente no domingo de Páscoa, 31 de março, que o Frei Genilton informou à comunidade acerca de tal fato. A opção em não divulgar, segundo ele, teve como objetivo evitar atos de discriminação e preconceito contras os detentos e também para a segurança dos mesmos e da comunidade paroquial.
 Mundo
Na mesma quinta-feira Santa, o Papa Francisco celebrou a Missa do Lava-Pés em um presídio para adolescentes na cidade de Roma, sinalizando para todo o mundo que a Igreja deve estar ao lado de todos que sofrem: inclusive os presos. Em Itabuna, neste mês de março, o Conjunto Penal tem sido alvo de intensa preocupação por parte de toda a sociedade, em face da operação policial que está em curso para tentar conter a criminalidade, que, efetivamente tem relação direta com a situação de abandono e descaso do Estado da Bahia com o Conjunto Penal de Itabuna, o que propiciou o surgimento de facções no sistema prisional local.
Esta operação policial tem sido acompanhada de perto pelas Igrejas Católicas e Batisa Esperança, pela OAB local e outras entidades da cidade, que já realizaram dois encontros com familiares de presos e a direção do presídio na Igreja Santa Rita de Cássia.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.