Uma iniciativa para aumentar o acesso às informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi apresentada pelo ministro Aloizio Mercadante ao o movimento Transparência Hacker, a Plataforma Aquarius. Na reunião, o ministro convidou os ativistas digitais a ajudar no aperfeiçoamento do projeto.
A Plataforma Aquarius é uma iniciativa de dados abertos para permitir acompanhamento público total dos gastos do ministério e de suas ações a fim de garantir melhores resultados. Vai operar em diálogo com o Portal da Transparência, do governo federal, que é coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e alimentado por todos os ministérios.
O MCTI pretende desenvolver o sistema integralmente em software livre, o que, além da redução de custos, permitiria sua adaptação pela instituição usuária. Para isso, formalizará convite de parceria aos hackers, os hackers éticos, não os crackers, enfatizou novamente o ministro.
Aplicações do novo sistema em regime de teste envolvem manutenção de carros oficiais e compra de passagens aéreas. Se uma determinada autarquia ou departamento apresenta comportamento atípico, é emitido um alerta, levando os responsáveis a se explicar e, caso necessário, fazer uma correção de rumos.
0 comentários:
Postar um comentário