quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aumento dos preços dos combustíveis traduz gestão falha na Petrobras

Senador Alvaro Dias: “Há desvios monumentais e irregularidades gritantes na Petrobras”

O aumento dos preços dos combustíveis, que será sentido pelos consumidores brasileiros a partir desta quarta-feira (30), reflete “os descaminhos da gestão do governo petista na Petrobras”, segundo o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).
A elevação nos preços será de cerca de 4% para a gasolina e 3% para o óleo diesel. O aumento foi confirmado poucos dias depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar a diminuição nos preços da energia – em um pronunciamento identificado pelo PSDB como propaganda eleitoral antecipada. “E é ainda uma questão pouco explicada, que pode não trazer os efeitos apregoados pela presidente”, declarou Dias.
Especialistas no setor energético avaliam o reajuste dos preços dos combustíveis como algo essencial para garantir uma sobrevida à Petrobras e minimizar, dentro do possível, os prejuízos registrados na companhia nos últimos anos. “Não elimina a defasagem, mas ajuda muito”, afirmou o economista Adriano Pires ao jornal O Globo.
Alvaro Dias acrescenta que, ao pagar valores maiores pelo combustível, a população será tratada como a encarregada principal de solucionar parte dos problemas da empresa – que têm origem em uma má gestão. A estatal acumulou, nos últimos anos, uma série de negócios equivocados que fizeram com que o caixa da empresa fosse reduzido e a confiança depositada pelo mercado na companhia também passasse por diminuição. Em agosto do ano passado, a Petrobras anunciou um prejuízo de R$ 1,346 bilhão no primeiro trimestre de 2012. Foi o maior déficit identificado desde 1999. E uma reportagem publicada pela revista Veja em dezembro revelou que a compra de uma plataforma nos EUA fez com que mais de R$ 1 bilhão da Petrobras fosse desperdiçado.
“Há desvios monumentais e irregularidades gritantes na Petrobras. Nós, da oposição, estamos vigilantes a isso. Apresentamos denúncias e representações na Procuradoria-Geral da República, pedindo investigações. O aparelhamento e os desvios de conduta na empresa são evidentes e trazem prejuízos sérios, como constatamos agora”, ressaltou o líder do PSDB no Senado.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.