sábado, 14 de janeiro de 2012

Operação Educação Sanitária apreende animais em Bonfim e Jaguara


Um conjunto de ações para conscientizar as comunidades dos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara sobre os riscos de deixar animais soltos nas ruas foram desencadeadas nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13). As ações, que fazem parte da operação “Educação Sanitária”, promovida pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Guarda Civil Municipal, resultam também na apreensão de animais.

A medida atende as solicitações da comunidade local, apresentadas pelos administradores dos dois distritos em reunião com representantes dos órgãos envolvidos, realizada em dezembro. De acordo com a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, a apreensão está prevista no artigo 131, da Lei Municipal 2466.

“A criação de animais soltos em perímetro urbano é proibida por lei, mesmo se tratando de áreas localizadas em distritos. Além de transmitir doenças, provocar sujeiras e incomodar moradores, os animais destroem patrimônios públicos como praças e jardins”, ressalta.

Ainda de acordo com Kérssia Carneiro, a comunidade dos dois distritos foi informada sobre a ação. “Um carro de som circulou em Bonfim de Feira e Jaguara informando que é proibida por lei a criação de animais soltos e avisando que posteriormente seria realizada a apreensão dos animais encontrados nas ruas”, afirma.

Ela chama atenção para que “donos de porcos, cavalos, bois, dentre outros, devem criá-los em locais adequados e não soltos, pois trazem uma série de riscos para a população”. Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses.

O balanço da operação Educação Sanitária será apresentado posteriormente. Na última operação realizada pelos três órgãos, denominada Arca de Noé, foram apreendidos 11 porcos no distrito de Bonfim de Feira e dois cavalos.

(Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social)

0 comentários:

Postar um comentário

.

.