sábado, 14 de janeiro de 2012

Curso treina policiais para atuarem contra sequestro de aeronaves

Saiu no Tribuna da Bahia

Dezenove policiais da Companhia de Operações Especiais do Batalhão de Choque da Bahia e um do Mato Grosso do Sul estão na reta final do Curso de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar da Bahia. Na aula prática realizada próximo ao hangar do Grupamento Aéreo e do Aeroporto Internacional de Salvador, foi simulada uma situação onde um avião é sequestrado.

Para dar mais realismo ao treinamento, além de supostos sequestradores, também foram utilizados equipamentos Air Soft que simulam peso, tamanho e formato de armas de verdade. Neste sábado (14), os 20 policiais ainda terão aulas de paraquedismo.

Além de Salvador, policiais do interior também participam da capacitação. É o caso do tenente de Itabuna, Rodrigo Pinheiro, do Policiamento Tático Ostensivo Rodoviário. “Esse é um curso de alto nível no que tange às operações especiais. Por este motivo, me chamou atenção. Fiz um preparo específico, treinei em diversas situações e com certeza sairei daqui ainda mais capacitado”.

Conforme o coordenador do curso, capitão José Manoel Lusquinhos, eventos esportivos como a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e as Olimpíadas podem demandar esse tipo de policiamento. “A Bahia tem sido muito procurada para eventos internacionais, para onde vêm chefes de Estado. Nosso aeroporto está cada vez mais movimentado. Temos que estar atentos nessa área. Tanto na delinquência comum, assalto a bancos, quanto em ataques terroristas, que as grandes capitais do mundo sofrem com isso”.

O curso começou em outubro e deve terminar em meados de fevereiro. Antes de realizar a fase urbana, os policiais tiveram aulas práticas e teóricas em diferentes condições como treinamento na água (mar) e biomas, como o cerrado e caatinga.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.