sábado, 14 de janeiro de 2012

Cruzeiro naufraga e deixa mortos na Itália

Saiu na Contigo



O Costa Concordia encalhou por motivos ainda desconhecidos nas águas da região da Toscana. Empresa confirma 46 passageiros brasileiros a bordo



Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no naufrágio de um cruzeiro com 4.229 pessoas a bordo nas cercanias da ilha italiana de Giglio, em águas da região da Toscana, informaram fontes da Capitania dos Portos de Giglio. A imprensa local divulgou que seis pessoas morreram, mas o número não foi confirmado oficialmente. Entre 100 e 150 pessoas foram resgatadas do mar pelas equipes de socorro, incluindo um corpo, e cerca de 50 ainda estão desaparecidas, informam as autoridades locais. Ao menos 46 brasileiros estavam a bordo.

O cruzeiro Costa Concordia, da companhia Costa Cruceros, encalhou por motivo ainda desconhecido às 21h30 desta sexta-feira (18h30 de Brasília) quando navegava entre os portos de Savona e Civitavecchia, 70 quilômetros ao norte de Roma, na Itália.


Pessoal especializado em socorro de navios, bombeiros e várias embarcações se deslocaram imediatamente para a região para retirar os passageiros. Segundo fontes da Capitania dos Portos de Giglio, já foram retiradas quase duas mil pessoas, todas transferidas a portos próximos. O navio apresenta uma inclinação de 80 graus e está encalhado em um banco de areia com 30 metros de profundidade.

O Costa Concordia partiu da cidade italiana de Savona para empreender um cruzeiro pelo Mediterrâneo, com previsão de passar por outras três cidades da Itália, além de Palma de Mallorca e Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França, antes de retornar a Savona.

O naufrágio aconteceu quando a maioria dos passageiros jantava. Segundo relato dos náufragos à imprensa italiana, no momento do acidente a luz se apagou e foi sentido um forte tranco, seguido por um estrondo.


Relatos de caos a bordo

"Vivemos momentos de caos total. Ninguém da tripulação sabia dizer o que devíamos fazer. O navio começou a inclinar e todo mundo foi jogado uns por cima dos outros. Muita gente ficou machucada", contou membro de uma família italiana a bordo do Costa Concordia. "Foi um pesadelo, parecia o Titanic, pensamos que era o fim, que íamos morrer".

Passageiros contaram que a colisão ocorreu precisamente no horário do jantar. Com o impacto, garrafas e copos voaram das mesas. Eram 21h40 (18h40 de Brasília) e imediatamente a partir dos alto-falantes da embarcação foi dado o aviso de que um problema elétrico havia acontecido e que não havia motivos para preocupação.

"Mas as pessoas gritavam e as crianças choravam, em meio à total escuridão", afirmaram os italianos sobreviventes. Eles disseram que imediatamente perceberam que a situação era grave porque o navio começou a inclinar para um lado. Relataram que viram muitas pessoas lançarem-se às águas frias do Tirreno.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.