terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Programa de Apicultura do ano 2012 começa a ser executado pela Regional da EBDA de Itabuna


Com o objetivo de desenvolver e fortalecer a cadeia produtiva da apicultura nos Territórios de Identidade Litoral Sul, Baixo Sul e Costa do Descobrimento a Gerência Regional de Itabuna da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), programou uma série de atividades, que deverá ser realizada durante o ano de 2012. A programação já começou a ser executada e foi dividida em quatro etapas: identificação dos apicultores, atividades básicas, fortalecimento da cadeia produtiva e avanço da apicultura.

Os técnicos da EBDA, Bernardino Rocha e Joel Pimenta, começaram na última quinta-feira (23), a identificar os apicultores e verificar o potencial apícola nos municípios de Ibicaraí, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória e Itajú do Colônia. O trabalho segue até amanhã (25). “Essas visitas visam, sobretudo, diagnosticar a realidade apícola, nestas microrregiões, para organizá-los em Associações, com o objetivo de facilitar o acesso desses apicultores às políticas públicas”, disse o coordenador regional do Programa de Apicultura da EBDA, Paulo Carilo.


Entre segunda (27) e quarta-feira (29), os técnicos visitam propriedades rurais do município de Camacan para a realização dessa primeira etapa. Nesse mesmo período, técnicos começam os trabalhos de identificação nos municípios de Valença, Taperoã, Cairú e Nilo Peçanha, Una, Itacaré e Ilhéus. Nos dias 05 e 06 de março, será a vez dos municípios de Coaraci, Almadina e Itajuípe receberam visitas técnicas.


Após a conclusão desta primeira etapa, o grupo de técnicos da EBDA realizará o cadastramento dos apicultores, e promoverá cursos básicos e de manejo avançado em produção de mel nos municípios visitados, além do georreferenciamento das áreas de produção apícola.


Para a terceira etapa, estão programados: Intercâmbios Técnicos para os apicultores conhecerem algumas experiências exitosas e Cursos de Produção de Pólen, Cera, Abelha Rainha e Própolis. Já na quarta etapa, intitulada de avanço da cadeia produtiva, a EBDA promoverá uma série de oficinas, seminários, feiras e dias de campo.

EBDA/Assimp / Jamili Nunes


0 comentários:

Postar um comentário

.

.