Radio Ibinet

A Web Radio que mais cresce no Brasil!!!

Combater a Dengue é um dever de todos ...

“Vamos combater a dengue você é o agente de sua casa

Anuncie sua marca aqui

politicosdeibicarai@hotmail.com

Jornal EXPRESSO DA BAHIA

Em breve em IBICRAÍ, FLORESTA AZUL, SANTA CRUZ DA VITORIA, FIRMINO ALVES, ITABUNA, BARRO PRETO E ILHEUS. O Jornal EXPRESSO DA BAHIA

ANUNCIE AQUI NO BLOG POLÍTICOS DE IBICARAI

Entre em contato: politicosdeibicarai@hotmail.com

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Para ministro, só agora o Brasil se mobiliza para a agenda da educação

Durante entrevista realizada nesta sexta-feira (30) o ministro da Educação Fernando Haddad, declarou que “O Brasil acordou muito tarde para a educação”, disse. A declaração foi feita na abertura do debate A Educação e a Competitividade, promovido pela revista de circulação nacional, Exame. “Há dez anos, talvez não houvesse uma mobilização social para aumentar o orçamento da educação”, disse. “Hoje, as classes empresarial e política acordaram para uma agenda que estava adormecida.”

Haddad lembrou que o País paga o preço por não ter feito nada pela educação pública, principalmente no pós-guerra. “Só agora atingimos a marca de 5,3% do PIB”, lembrou.

Segundo o ministro, nos últimos 20 anos, o Brasil construiu o mais robusto sistema de avaliação do mundo, de acordo com o ministro. “Chegamos ao luxo de ter 60 mil escolas urbanas e rurais avaliadas a cada dois anos e de divulgar esses dados, inclusive com microdados”, salientou.

O ministro disse ainda que as metas de qualidade estabelecidas começaram a ser cumpridas. “Em 2000, o Brasil estava em último lugar no Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos], em dez anos, foi o País que mais avançou.”

A questão da falta de mão de obra qualificada no País também foi abordada pelo ministro. Segundo ele, a situação seria mais dramática caso o governo federal não tivesse ampliado o número de unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia e de universidades federais.

A evolução na qualidade do ensino foi alcançada mesmo diante da política de regulação das escolas particulares adotada pelo Ministério da Educação. “Muitas instituições estão sendo vendidas por pressão do sistema de avaliação”, lembrou. A situação é preocupante, admite Haddad. “Mas estamos no caminho certo; todos os organismos internacionais dão conta de que o Brasil foi o País que mais ampliou a escolaridade média do trabalhador, na faixa de 18 a 24 anos.”

O ministro reconhece que a transformação da educação pública brasileira não é tarefa simples. “Não é uma ação de governo ou de partido, mas de toda uma nação”, observou.

Horário de verão começa no dia 16 de outubro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.

No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

Concessões vão manter aeroportos em condição de operar até 2041, diz Dilma

A concessão de aeroportos à iniciativa privada vai garantir a infraestrutura necessária do sistema de transporte aéreo pelos próximos 30 anos, disse nesta sexta-feira (30) a presidenta Dilma Rousseff. “É no horizonte de 2041 que nós vamos fazer as concessões de alguns aeroportos”, informou ela ao participar de um fórum promovido pela revista Exame, em São Paulo.

As melhorias nos aeroportos não têm, de acordo com Dilma, vinculação específica com a Copa do Mundo de 2014 e com as Olimpíadas de 2016, mas sim, com o atendimento das necessidades da população. “Nós temos que fazer aeroportos para nós mesmos".

Para a presidenta, as empresas privadas têm um papel importante e complementar na execução das grandes obras que o País necessita. “O setor privado deve ser parte responsável pela modernização da infraestrutura do nosso País”, destacou. Dilma defendeu ainda as parcerias público-privadas (PPPs) como forma de aumentar a eficiência e reduzir gastos.

Obras contra enchentes beneficiam 1,5 milhão

Sete estados vão receber R$ 443 milhões, até 2013, para investimentos em obras de drenagem que vão prevenir contra os efeitos de enchentes. Os recursos serão aplicados em canalizações de córregos, dragagem de canais, construção de galerias pluviais, bocas de lobo, pavimentação das ruas, contenção de encostas, desassoreamento e recuperação de sistemas de drenagem.

Os investimentos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do orçamento do Ministério da Integração Nacional. De acordo com balanço divulgado pelo ministério, mais de 1,5 milhão de pessoas se beneficiarão com as obras.

O Rio de Janeiro vai receber R$ 92 milhões para a recuperação do sistema de drenagem na baixada campista, obra que vai beneficiar 390 mil pessoas. Em Pernambuco, o projeto de recuperação da Bacia do Rio Paratibe, na cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife receberá investimentos. A bacia será drenada, beneficiando 100 mil pessoas. Salvador também ganhará reforços na prevenção de desastres.

No Sul, Santa Catarina é o estado com mais obras em planejamento, com nove no total, beneficiando mais de 130 mil pessoas. São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, também receberá investimentos para a melhoria e manutenção do sistema de prevenção contra enchentes na cidade.

Já na região Norte, os investimentos vão para o estado de Roraima, com a macrodrenagem das bacias de Caxangá e Santa Tereza e também para a capital, Boa Vista.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Azevedo empossa assessora política do governo itabunense


Em uma solenidade concorrida no Centro Administrativo Firmino Alves, na manhã desta quinta-feira (29), a empresária Maria Alice Araújo foi empossada como nova assessora de Articulação Política do governo municipal. No ato de posse, assinado pelo prefeito Capitão Azevedo, a empresária, que preside o diretório local do Democratas (DEM), afirmou que entra na administração “para somar esforços”.

O secretário de Assuntos Governamentais, Carlos Burgos, disse que a chegada de Alice contribuirá para fortalecer o diálogo institucional do governo, afirmação confirmada pelo prefeito. “Este é um momento de grande satisfação para mim e para todas as pessoas que neste momento se unem para servir à nossa sociedade. Maria Alice vem para coordenar um trabalho político no município”, salientou Azevedo.

Segundo o prefeito, o que prevalece nesse momento é “a responsabilidade e o cuidar de Itabuna”. Ele destacou que “Maria Alice possui qualidade para tocar um projeto no qual o mais importante é preservar o interesse e o compromisso para levar Itabuna ao progresso”. Quem também fez elogios à nova assessora política foi o presidente da Câmara de Vereadores, Ruy Machado. “Maria Alice é uma mulher guerreira, vencedora e a escolha de seu nome significa um ato de maturidade política da atual gestão”, disse.

Emocionada, a nova assessora agradeceu as manifestações.“Temos um passado de luta em defesa de nossa Itabuna e de nossos cidadãos mais humildes, que não têm voz e que precisam de alguém que lute por eles. Não temos medo de lutar e temos o povo ao nosso lado nessa caminhada”, declarou. A presidente do DEM disse ainda que se une ao governo porque acredita “no prefeito Capitão Azevedo e no seu trabalho e dedicação por Itabuna e pelas famílias mais carentes”.

Fonte: assessoria de comunicação de Itabuna

Texto: Rosi Barreto Fotos: Waldyr Gomes

Produtores rurais de Ibicoara debatem a cultura do café

Para difundir tecnologias que melhorem a qualidade da atividade cafeeira, principal cultura da região de Ibicoara, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão ligado a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), juntamente com a Prefeitura Municipal e a Central de Associações de Ibicoara, estão realizando nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), o 1° Encontro dos Produtores Rurais de Ibicoara e Região, na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A expectativa é que 700 agricultores familiares, técnicos e estudantes participem do evento e tenham acesso às novas técnicas de produção com qualidade lucrativa, palestras sobre as atividades da cultura, bem como exposições de produtos, equipamentos e serviços, em estandes montados na área externa.

Para participar é só levar um documento com foto e apresentá-lo na recepção do Peti. Mais informações com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ibicoara (Semudes) pelo telefone (77) 3413-2159.


EBDA/Assimp

Curso de piscicultura para agricultores familiares

Com o objetivo de oferecer aos agricultores familiares conhecimentos sobre técnicas básicas de cultivo e de manejo de peixes, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria da Agricultura (Seagri), através do escritório de Valença, realizará terça-feira (4), às 9 horas, na Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade do Rio do Engenho, em Valença, o curso “Técnicas básicas de Piscicultura”. Participarão desta atividade 20 agricultores familiares, iniciantes neste seguimento, e que possuem tanques para a produção de peixes.

Ministrado pela médica veterinária Maiana Machado, da EBDA, a capacitação abordará temas como: Definição das categorias de pesca; Biologia das espécies de peixes que melhor se adaptam a região; Manejo da piscicultura; Qualidade da água, e Alimentação e viabilidade econômica.

De acordo com Maiana Machado, técnica responsável pela atividade, este curso visa promover o avanço da piscicultura, atendendo as normas e padrões de qualidade exigidos pelo mercado consumidor. “O agricultor familiar necessita de conhecimento para melhor aproveitar o potencial de sua propriedade quanto à criação de peixes, que é uma excelente opção, tanto para uso na alimentação da família quanto para a geração de renda”, acrescentou a veterinária.

EBDA/Assimp

Comunidades agrícolas fazem Diagnóstico Rural com equipe da EBDA

Mais de 40 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), do Território Velho Chico, participam, no período de 3 a 8 de outubro, do Curso de Formação Inicial de Técnicos da EBDA, onde serão capacitados para atuarem junto a agricultores familiares. O curso acontece no auditório do Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Bom Jesus da Lapa, sob a responsabilidade da Gerência Regional da EBDA/Coordenação do Projeto Pacto Federativa, no município.

Ministrado pelos técnicos da empresa, José Milton da Silva, José Dutra de Oliveira e Lucivan Souza, a capacitação vai abordar a missão da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), frente ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, no território, e as teorias e prática da metodologia participativa.

Na formação, os treinandos vão analisar e aplicar conhecimentos, durante os dias 5 e 6, com aulas teóricas e prática de campo, que acontecerá, simultaneamente, nas comunidades de Lapinha, Lagoa da Piranha e Lagoa dos Peixes. Divididos em equipes, os participantes exercitarão as técnicas para desenvolver um Diagnóstico Rural Participativo (DRP), e um Estudo de Unidade de Produção Familiar, no qual os agricultores traçarão as estratégias de desenvolvimento da própria comunidade.

“Ficamos satisfeitos por termos sido escolhidos para aplicação deste trabalho em nossa comunidade,” disse o presidente da Associação dos Desenvolvimentos Comunitários da Lapinha, Zelino Campos de Figueiredo.

Para o coordenador do Pacto Federativo, no Território, Luis Geraldo Leão Guimarães, os técnicos serão capacitados para aplicar os DRPs nos 17 municípios do Território, “mas são os agricultores que vão diagnosticar suas carências, demandas e potencialidades”, concluiu o coordenador.

EBDA/Assimp

Chapada Diamantina pode se transformar em um dos maiores produtores de vinhos finos do mundo

( Mucugê – BA) - Com solo e clima semelhantes aos das regiões produtoras da França e aos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Chapada Diamantina pode ter sua realidade mudada com a produção de uvas especiais e se transformar em uma das maiores produtoras de vinhos finos do mundo. Foi o que disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao assinar, no município de Mucugê, protocolo de intenções com o Sindicato Rural de Mucugê para a instalação de uma unidade de observação de uvas viníferas para produção de vinhos finos em parceria da Seagri/EBDA e a Embrapa.

“A unidade de Mucugê é a segunda que vamos implantar”, disse ele, lembrando que a primeira, instalada em Morro do Chapéu, há cerca de oito meses, está apresentando excelente comportamento, antecipando resultados promissores com as variedades de uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon e Chardonnay. De acordo com o secretário, uma terceira unidade de observação também será instalada no município de Rio de Contas. O ato de assinatura do protocolo de intenções contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Mucugê, Fernando Medrado; de Andaraí, Wilson Cardoso, e de Itaetê, Ademar Souza, e do superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz, dentre outras lideranças.

Assim como em Morro do Chapéu, em Mucugê e Rio de Contas serão cultivadas também frutas temperadas, como maçã, ameixa, pêra, pêssego e oliveira, que já é plantada por um grupo francês em Rio de Contas, com bons resultados. Estas culturas, a exemplo do que acontece na Europa, permitem a inclusão de pequenos agricultores, constituindo-se em excelente oportunidade para dar sustentabilidade à agricultura familiar e estabelecer parcerias entre os pequenos e os grandes produtores”, analisou o secretário.

O secretário da Agricultura destacou que a Embrapa detectou que a Chapada tem clima e solo com condições ideais para a produção de vinhos finos, com algumas semelhanças às melhores regiões produtoras da França e afirmou que a perspectiva é de que em alguns anos a Chapada se torne uma das maiores e melhores regiões produtoras de vinhos finos do mundo.


Ascom/ Seagri

Videoconferência sobre o Programa Vida Melhor na EBDA


A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) realizará amanhã (29) uma videoconferência sobre o Programa Estadual Vida Melhor e o Plano Plurianual (PPA) da EBDA, às 9 horas, no Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela, em Salvador. O evento, que será transmitido simultaneamente para diversas localidades da Bahia, será dividido em quatro momentos.


A abertura oficial fica por conta do presidente da Empresa, Elionaldo de Faro Teles. Logo depois, o coordenador executivo do Vida Melhor, Fábio Freitas, apresenta o programa, que é uma iniciativa do governo do Estado e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do governo federal, que visa garantir trabalho, desenvovimento e qualidade de vida à população que vive na linha de extrema pobreza.


Dando continuidade à programação, o assessor de assuntos estratégicos da EBDA, Abdon Jordão, ministrará palestra sobre o PPA 2012-2015 da empresa, e em seguida a palavra será franqueada aos participantes do evento.


EBDA/Assimp

Discurso feito hoje pelo dep. Jutahy Junior sobre a situação da BR 101.


Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Ocupo hoje a tribuna da Câmara dos Deputados para tratar de um assunto que afeta grande parte da população do meu Estado, a Bahia, e também grande parte da população brasileira. Vim falar sobre a BR 101.

A BR 101 é a rodovia mais extensa do país e cruza 12 Estados brasileiros. São mais de 4.500 km cortando o Brasil de Norte a Sul. Mas infelizmente a BR 101 não é só a maior em extensão. E também é uma das líderes em acidentes fatais no nosso país, tanto que em alguns trechos é popularmente conhecida como Rodovia da Morte. Senhores, não podemos aceitar que uma estrada destrua tantas famílias e sonhos brasileiros. Precisamos repensar as condições de segurança de nossas rodovias e agir urgentemente para que essas tragédias diminuam.

No último dia 22/9 foi publicado o edital para o leilão de licitação para concessão da BR 101 no trecho que vai da divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro até o entroncamento com a BA 698, no Extremo Sul da Bahia. É um importante avanço. Mas, desse trecho de 480 km, apenas 20 km estão localizados no Estado da Bahia. E a Bahia tem 957 km da BR 101 em seu território, mais de 20% da estrada está localizada em território baiano. Como ficará a população que trafega no restante da estrada e mora nos arredores dela?

O trecho entre o entroncamento BA 698 e o entroncamento BR 367, entre os municípios de Mucuri e Eunápolis, por exemplo, não está nos planos da ANTT para concessão. Mas é um trecho importante e precisa urgentemente de reparos. Precisamos acelerar esse processo! A população baiana já não agüenta mais tanto descaso! Freqüentemente as vias são bloqueadas por causa de protestos da população.

As senhoras e Senhores Deputados da Bahia aqui presentes sabem do que estou falando. Acredito que todos conheçam, ou já ouviram falar, alguém que tenha sido vítima da BR 101 no meu Estado. Mas não é só a alta concentração de acidentes fatais na rodovia que assusta. Hoje, a BR 101 oferece alto risco tanto para quem trafega nela quanto para a população do entorno. Devido às aglomerações urbanas nas margens da rodovia, ocorrem freqüentemente mortes por atropelamentos em área urbana, já que sequer há passarelas para a passagem de pedestres, a estrada é mal sinalizada, não há pistas de ultrapassagem, lombadas ou semáforos.

Além da destruição das famílias brasileiras, o que já não podemos mais aceitar, as condições da BR 101 trazem prejuízos econômicos e impedem o desenvolvimento e investimentos na região. As vias estão saturadas e o pavimento não tem condições de receber a carga imposta a ele. A BR 101 é uma importante via tanto para o escoamento da produção na Bahia como para o deslocamento de trabalhadores. A melhoria na estrada traria não só mais segurança para a população e para os trabalhadores que se deslocam pela BR 101 para chegar ao seu local de trabalho como também contribuiria para a redução dos custos logísticos e traria maior competitividade da indústria regional nos mercados mundiais.

Senhor Presidente e Senhores Deputados, como brasileiros, não podemos deixar de nos indignar com as condições das estradas brasileiras e em especial com a BR 101. Precisamos com urgência trabalhar para dar maior segurança à população brasileira e impulsionar o desenvolvimento regional.

Muito obrigado.

JUTAHY JUNIOR

PSDB-BA


Seagri lança projeto de entrepostos frigoríficos para estruturar toda a cadeia da carne no Estado

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) vai lançar na segunda-feira (3 de outubro), às 9 horas, em seu auditório, o Projeto de Implantação de Entrepostos Frigoríficos. Trata-se de uma importante ação visando combater o abate clandestino de carnes no Estado, que vai permitir a oferta ao consumidor de produtos de qualidade processados por matadouros inspecionados, e estruturar toda a cadeia produtiva da carne na Bahia.

Elaborado pela Seagri e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), viabiliza um modelo padrão de planta frigorífica - utilizando uma moderna tecnologia: a construção modular das instalações -, que atenderá a demanda de municípios localizados em pontos estratégicos do Estado.

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

PIANISTA MÁRCIO THADEU: MÚSICO EM TODOS OS SENTIDOS



Ele vai tocar a sensibilidade no Teatro Municipal nesta quinta-feira (06/10), a partir das 19h00, na noite das celebridades da aniversariante Folha da Praia. É o pianista, multi-instrumentista e arranjador Márcio Thadeu, músico de projeção nacional nascido e criado aqui na região, mais exatamente em Itabuna, um predestinado a fazer sucesso onde quer que se apresente.
Márcio irá se apresentar juntamente com o Quartet Jazz durante cerimônia de gala em que serão entregues os prêmios Liderança da Bahia e Mulher Influente 2011. Trata-se do mais tradicional reconhecimento aos empreendedores da região sul da Bahia. Personalidades de destaque receberão um troféu com design diferenciado, durante um evento que é realizado todos os anos pela revista Folha da Praia e prestigiado pela nata de nossa sociedade.
Este evento abre as celebrações dos 20 anos da revista, prosseguindo no domingo (09/10) com a Feijoada Dançante Beneficente no Batuba Beach, animada pelos grupos Chorinho Brasil e Oz Blacks.
Márcio Thadeu é autor de métodos e procedimentos didáticos inéditos no cenário musical. Com apenas 31 anos de idade já tem larga experiência em apresentações nas mais diferentes casas de espetáculos de todo o Brasil. Conta em seu portfólio com dois CDs gravados em estúdio e dois DVDs gravados ao vivo, já esgotados. É profissionalmente reconhecido através de publicações acadêmicas, revistas e jornais de grande circulação, e anunciado pela crítica especializada como uma das mais sérias promessas da interpretação pianística e multi-instrumental popular e gospel dos últimos tempos.


Assessoria de Imprensa - Carlos Malluta
Folha da Praia

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Magela aponta déficit de 400 leitos em Itabuna


O número insuficiente de leitos hospitalares em Itabuna preocupa o secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela. Em ofício encaminhado à Secretaria da Saúde do Estado, ele aponta um déficit de 400 leitos e projeta uma explosão da demanda a partir da chegada de empreendimentos que virão a reboque do Porto Sul. De acordo com o secretário, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) informa que a cidade possui 752 leitos, mas os que se encontram efetivamente disponíveis são apenas 578 e desses, somente 401 servem ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Itabuna tem recebido pacientes de diversas microrregiões da Bahia, mesmo sem pactuação, e não tem medido esforços para solucionar problemas e salvar vidas”, informa Magela no ofício encaminhado ao secretário Jorge Solla. O representante do município na área da saúde ressaltou que Itabuna tem 205 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, mas sua estrutura em saúde atende uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Magela diz que, apesar do aumento da população atendida, houve redução da estrutura disponível nos últimos anos. “Reduziu-se o número de leitos do SUS no Hospital São Lucas, foi fechado o Hospital Maria Goretti e hoje existe uma sobrecarga nos leitos do Hospital de Base”, relatou.

O desenvolvimento de uma base industrial na região, favorecido pela construção do Porto Sul, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Aeroporto Internacional, é mencionado por Magela no ofício. “Projeta-se a atração de empresas que mudarão radicalmente o panorama socioeconômico da região”, afirma o secretário.

Novo hospital– Segundo Magela, a demanda exigirá a construção de um hospital estadual em Itabuna, bem como a ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e, em Ilhéus, do Hospital Geral Luiz Viana Filho. Para a ampliação do Base, Magela afirma que o municípiotem uma planta para mais 95 leitos e está à espera de financiamento para fazer funcionar 11 leitos de UTI. “Para isso, é necessário um aditivo ao contrato que a Sesab tem com a Fasi (Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna)”, explica o secretário.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna


.

.