quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Deputado Augusto Castro homenageia Universidade Estadual de Santa Cruz


NOTÍCIAS DO MANDATO
                        Deputado AUGUSTO CASTRO - PSDB
------------------------------------------------------------------------        
Em 23.10.2012

     



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é melhor posicionada entre as universidades estaduais da Bahia, em 1º lugar, em relação à qualidade da pesquisa. Esta performance da Uesc, identificada no Ranking Universitário Folha (RUF), promovido pelo Jornal Folha de São Paulo, foi parabenizada pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB) através de Moção de Congratulação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia.
            Augusto Castro, um dos representantes do Sul da Bahia, onde a Uesc está situada, destacou que a universidade é também a melhor posicionada entre as universidades estaduais da Bahia em relação à qualidade da pesquisa. Ela está em 1º lugar, passando a 2º lugar quando avaliadas todas as universidades da Bahia.
            Outro indicador considerado pelo Datafolha foi o de inovação, a partir da análise da quantidade de pedidos de patentes. Neste indicador, a Uesc também está em 1º lugar entre as universidades estaduais da Bahia e em 2º, quando analisadas todas as universidades baianas – federais, estaduais e privadas.
            O deputado disse considerar que a Universidade Estadual de Santa Cruz, assim como as demais universidades estaduais da nossa Bahia, precisam de mais investimentos para ficarem mais próximas das primeiras colocadas nacionalmente no RUF. “ É preciso que o governo, que já encaminhou para esta Casa legislativa o seu projeto de Lei orçamentária para 2012, priorize a educação e valorize a educação superior. Dessa forma, nossas escolas estaduais melhorarão seus indicadores e, consequentemente, suas posições neste ou em qualquer outro ranking que venha ser realizado futuramente”, ressaltou Augusto Castro .          
            Metodologia do RUF - A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo, biblioteca eletrônica brasileira que abrange coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
            O Jornal A Folha de São Paulo promoveu o Ranking Universitário Folha (RUF), listando universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia  que avalia alguns indicadores de 191 universidades. A Uesc ocupa, na Bahia, o 2º lugar, atrás apenas da Universidade Federal da Bahia (que está em 12º lugar nacionalmente); a 55ª posição entre as pesquisadas no Brasil. Entre as estaduais no Brasil, ficou em 10º lugar.
           
            Para identificar as melhores universidades quanto à qualidade de ensino, o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq. Cada um deles apontou as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. A  avaliação que o mercado tem das universidades também foi pesquisada pelo Datafolha, que entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras. Cada um apontou as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação.
            

0 comentários:

Postar um comentário

.

.