quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diversas lideranças políticas e comunitárias de Itabuna ratificam apoio a Augusto Castro






















Além dos presidentes José Adervan de Oliveira e Haroldo Ramos (das executivas municipais do PSDB e do PMN) e Clóvis Loiola (da Câmara de Vereadores de Itabuna), e lideranças políticas e comunitárias de diversos bairros, a exemplo do Santa Inês, Fátima, Califórnia, Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Urbis IV, Corbiniano Freire, Santo Antonio, São Lourenço, Fonseca, Novo Fonseca, Pedro Jerônimo, São Pedro, Zizo e do Conceição, dentre outras localidades, voltaram a ratificar apoio à candidatura de Augusto Castro a deputado estadual.
Durante reunião que contou com a presença de pastores e missionárias representando várias congregações evangélicas de Itabuna e região, todos foram unânimes em afirmar que “diante da falta de representatividade no sul da Bahia, notadamente no eixo Ilhéus-Itabuna, a cada quatro anos chegam por aqui personagens sem nenhuma ligação de amizade com a cidade e tentam a todo custo ganhar a simpatia da população, com promessas que jamais não podem cumprir. A maioria deles sequer conhece a geografia de Itabuna. E quando é eleito esquece as nossas necessidades. Vem apenas em busca de uma coisa: o nosso voto, não retornando mais aqui. E ficamos com os nossos problemas”, garantiu Paulo Suzart, comerciante do bairro Nova Itabuna.
Já Nilton Santos, líder comunitário do bairro Pedro Jerônimo, lembrou que “atualmente, em Itabuna, temos bons nomes que podem formar a forte ‘bancada do cacau’ e nos representar a partir do próximo ano na Assembleia Legislativa. E dentre esses nomes está o de Augusto Castro, que desde muito tempo, entre 15 e 17 anos de idade se preocupava e trabalhava e ainda luta por melhores dias para a nossa população carente. Este cidadão sim, conhece muito bem a geografia de Itabuna, pois atuou em associações de moradores de diversos bairros, dentre eles o Pedro Jerônimo, São Caetano e Zizo. Ele veio de família humilde e sabe das dificuldades de quem mora nestes locais com dignidade e com carência de tudo”.
Mais depoimentos – Também estiveram presentes ao encontro os ex-vereadores José Carlos Machado e Regina (da Saúde). A representante do bairro Santo Antonio disse que Augusto Castro tem compromisso com Itabuna e região. “Desde cedo que ele sempre foi uma pessoa inquieta e esteve à frente de movimentos sociais no bairro onde morou e do seu entorno. Como agora Deus lhe deu esta oportunidade de voltar a lutar pelos interesses principalmente de famílias carentes. E uma delas é o engajamento para que Itabuna volte à gestão plena da saúde e poder compactuar com cerca de 150 municípios do seu entorno. Só assim, poderemos ter melhores condições de atender os mais desassistidos. Sabemos que ele é capaz de buscar essa e outras ações e projetos para a nossa cidade”.

José Adervan:
“PSDB tem bons nomes para formar
uma bancada forte em Itabuna”

Ao considerar que o PSDB tem plenas condições para eleger entre quatro a cinco deputados estaduais nas eleições deste ano e nessa lista está incluído o nome de Augusto Castro como um dos candidatos favoritos, o presidente da executiva municipal do partido, o empresário e jornalista José Adervan de Oliveira justificou que tanto em Itabuna como em outros municípios baianos o seu nome sempre aparece como o preferido do eleitorado. “Augusto Castro já provou que tem compromisso com o nosso município e a região. É um político progressista com propostas modernas voltadas para os interesses do povo grapiúna”.
Adervan afirmou que Augusto Castro é um político por vocação democrática. Através da militância em movimentos comunitários e no governo do então prefeito Ubaldo Dantas, que aos 13 anos de idade começou a trabalhar visando buscar um futuro promissor através de profissão digna para os jovens. Disse que ele vai envidar esforços para que Itabuna volte a ser beneficiada com a gestão plena de saúde. Com isso, a população de mais de 150 municípios volta a ser contemplada em uma saúde mais humanizada, via Sistema Único de Saúde (Sus).
Já Augusto Castro mostrou parte do plano de trabalho a ser desenvolvido a partir do ano que vem. Disse que vai viabilizar projetos para que os jovens ingressem no ensino superior gratuito e se qualifiquem profissionalmente. “vamos trabalhar pela criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, obviamente, com sede em Itabuna”.
Na oportunidade, assegurou que vai buscar alternativas para que Itabuna concentre vários empreendimentos. “E com isso, possa atrair novas indústrias para o município, dando sempre prioridade à mão-de-obra local. “Vamos unir forças, juntamente com as prefeituras da região e entidades ligadas à preservação do meio ambiente para uma saída imediata para revitalizar o rio Cachoeira”.
Garantiu que vai cobrar dos governos federal e estadual mais investimentos para melhorar a malha viária rural. “As estradas vicinais estão em péssimo estado de conservação. Para isso, é preciso ampliar a discussão junto com os prefeitos sobre a criação de consórcios intermunicipais que visa adquirir máquinas e equipamentos que devem funcionar em regime de parcerias com as prefeituras. Também vai trabalhar para melhorar a educação, a saúde e a segurança pública, principalmente em municípios de pequeno porte.
Augusto Castro disse que vai trabalhar pela duplicação da BR-415, a Ilhéus-Itabuna, antiga reivindicação da região, que considera uma luta suprapartidária. “Estamos também preocupados com o Pólo de Turismo de Negócios de Itabuna que não tem sequer um local específico para reunir esses eventos. Um desses exemplos é a conclusão do centro de convenções e teatro de Itabuna”.
Ainda no bojo da sua plataforma de atuação parlamentar consta a criação de mecanismos para o homem permanecer no campo, através de programas da agricultura familiar e ampliar ações junto ao Pronaf para trazer mais recursos para a região. “Vamos envidar esforços para eliminar os bolsões de pobreza nos municípios, com a implantação de programas sociais que gerem empregos e renda, com a realização de cursos profissionalizantes, com o apoio do Senai e Senac”.

Centro de informática já atendeu mais
de mil pessoas através de cursos

O encontro aconteceu na quadra poliesportiva e secretaria do centro de informática Anísio Alcântara, no bairro Santa Inês, mantido pelo vereador Clóvis Loiola. Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna fez um breve relato da atuação política, além do papel que o centro de informática vem desenvolvendo em Itabuna.
O vereador explicou que a unidade conta com 30 computadores e funciona gratuitamente, de segunda a sexta-feira, com o apoio de monitores especializados no setor de informática. “A cada três meses acontece a formatura de alunos não só do bairro como também de outras localidades. Até agora já atendemos um total de 1.080 pessoas. A maioria delas já se encontra ingressada no mercado de trabalho local e da região”.
Grande público prestigiou o evento – Além de lideranças políticas e comunitárias, o espaço ficou completamente lotado principalmente de pessoas da comunidade e de diversos bairros de Itabuna que foram de forma espontânea conhecer e ouvir seu plano de ação para em seguida debater questões sua plataforma de atuação a nível regional e estadual.





Agência Grande Bahia de Comunicação
8 de julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

.

.