segunda-feira, 3 de junho de 2013

Governo do PT é cópia "mal feita" da gestão do PSDB

Aline Massuca/Valor

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em artigo publicado neste domingo, que o governo do PT é uma cópia “envergonhada” e “mal feita” de sua gestão na Presidência da República. Ao fazer duras críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff, FHC atacou a política de desoneração tributária promovida pela gestão federal e defendeu as privatizações.
“Já passou da hora do governo do PT beijar a cruz. Afinal, muito do que ele renegou no passado e criticou no governo do PSDB passou a ser o pão nosso de cada dia da atual administração”, afirmou o ex-presidente tucano, em artigo publicado neste domingo no jornal “O Estado de S. Paulo”.
“Sem coragem para fazer autocrítica, o petismo foi pouco a pouco assumindo o programa do PSDB”, escreveu o ex-presidente. FHC criticou o PT por ter uma visão modernizadora “envergonhada”. “Fazem mal feito, como quem não está gostando, o que o PSDB fez e faria bem feito, se estivesse no comando”, afirmou FHC.
O ex-presidente ironizou as críticas feitas pelo PT às privatizações e reclamou das comparações realizadas pelo governo petista em relação à gestão tucana. “Atacaram a modernização que fizemos como se fosse motivada por ideologias neoliberais e não pela necessidade de engajar o Brasil no mundo da internet e das redes, das cadeias produtivas globais e de uma relação renovada entre os recursos estatais e o capital privado”, afirmou Fernando Henrique no artigo.
Segundo o tucano, a “morosidade” no avanço das obras de infraestrutura fará com que o governo federal adote políticas semelhantes às realizadas pelos tucanos. FHC criticou ainda a gestão petista por não “assumir claramente que está privatizando para aumentar a eficiência e diminuir as barreiras burocráticas”.
“A incapacidade de visão estratégica, acrescida de um ufanismo mal colocado, dificulta redefinir rumos e atacar com precisão os gargalos que atam nossas potencialidades econômicas ao passado”, escreveu. Para exemplificar a crítica, FHC citou o caso da indústria manufatureira e disse que em vez de o governo federal “reengajar a produção nas cadeias produtivas”, optou por uma política de “benefícios esporádicos”, coma redução de impostos e a concessão de subsídios a alguns setores.
Em meio aos ataques ao PT, FHC defendeu a mudança do partido no comando do governo federal em 2014.


0 comentários:

Postar um comentário

.

.