sábado, 25 de fevereiro de 2012

Obras na casa de Jorge Amado estão em fase de conclusão




Em Itabuna, berço de Jorge Amado, a Prefeitura prepara para ampla programação em homenagem ao centenário do mais famoso escritor brasileiro. O projeto inclui a recuperação da Casa onde ele viveu, complementada por uma série de obras de infraestrutura realizadas em Ferradas, que ganha também uma rotatória urbanizada, com pavimentação, iluminação e paisagismo, além de uma estátua do escritor projetada pelo concepcionador plástico Renart Souza e Durval Nascimento.

O prefeito Capitão Azevedo destaca que estas intervenções são um reconhecimento da importância de Jorge Amado, o mais ilustre filho de Itabuna, autor de romances sociais e sobre a saga do cacau, bem como por revelar Itabuna e a região para o mundo em seus vários livros como Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus, Tocaia Grande e A Descoberta da América pelos Turcos, uma narrativa breve sobre a contribuição dos descendentes de árabes à cultura baiana e brasileira. Os dois últimos livros têm Itabuna como cenário.

Casa

O projeto de restauração da Casa de Jorge Amado, que ocupa uma área total construída de 150 metros quadrados, inclui a pintura também de duas casas vizinhas e uma série de adequações.

A reconstrução do imóvel foi projetada com espaços para a recepção, além de duas salas, sendo uma delas para um memorial com objetos pessoais e fotos do escritor, e outra, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros de Jorge Amado e autores regionais.

O espaço da casa onde o escritor viveu parte da infância inclui ainda um corredor, cozinha temática com fogão a lenha e auditório com 80 lugares, complementado por palco, camarim, sistema de iluminação e sonorização.

Ascom da Prefeituraq de Itabuna / Texto: Kleber Torres - Fotos: Vinícius Borges

0 comentários:

Postar um comentário

.

.