Modelo popular da Volkswagen vendeu 293.454 unidades em 2011, o equivalente a 8,57% de todos os automóveis comercializados no país
O Gol reafirmou sua liderança de mercado em um ano de recorde nas vendas de veículos no país, apontam dados preliminares de emplacamentos da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram comercializadas 293.454 unidades do carro popular da Volkswgen em 2011, o que corresponde a 8,57% do total de automóveis emplacados no Brasil. O modelo registrou ainda crescimento de 1% no ano passado ante 2010.
O Uno, da Fiat, foi o segundo colocado entre os mais vendidos, com 273.537 unidades comercializadas, um crescimento de 20,79% em relação ao ano anterior. O veículo, inclusive, bateu seu concorrente direto no último mês do ano passado, com 24.263 unidades vendidas, contra 24.231 do Gol. No entanto, os dois modelos sofreram queda na comparação de dezembro de 2011 com os dados consolidados do mesmo mês do ano anterior, de 8,68% no caso do Gol e de 6,08% no caso do Uno.
Segundo dados da montadora alemã, 2011 foi o 25º ano consecutivo em que o Gol lidera as vendas de veículos no mercado doméstico. Ao atingir esta marca histórica, ele se tornou o modelo que mais tempo permaneceu em 1º lugar nas vendas, superando o Fusca, também da Volks, que até então ocupava o posto. Desde seu lançamento em 1980, foram vendidas no Brasil 5.828.000 de unidades do Gol. Em 2011, o modelo atingiu também a marca de 1 milhão de unidades exportadas.
Fiat é montadora líder – As vendas totais de automóveis e comerciais leves atingiram a marca histórica de 3,426 milhões de unidades em 2011, segundo informações do mercado. A cifra aponta um crescimento de 2,9% ante as 3,329 milhões de unidades emplacadas no ano anterior.
A Fiat consolidou-se como a líder do setor, com 22% das vendas
, em uma posição que é mantida pelo oitavo ano consecutivo. A montadora italiana encerrou 2011 com a venda de 754.300 automóveis e comerciais leves, perto das 760.500 unidades comercializadas em 2010. Enquanto isso, a Volkswagen comercializou 698.400 unidades, ante 700.600 no ano anterior. A General Motors vendeu 632.200 unidades no ano passado, contra 657.700 unidades em 2010. Já a Ford teve 314.000 emplacamentos ante 336.300, na mesma comparação.
Em dezembro, as vendas da principal categoria do mercado brasileiro de veículos (os automóveis) foram de 329.237 unidades, o que implicou uma expansão de 7,85% sobre novembro, mas com queda de 8,9% no comparativo com o mesmo mês de 2010, informou a fonte, citando números preliminares.
Projeção não se confirma – No tocante à comercialização total de automóveis e comerciais leves, o desempenho ficou abaixo do esperado pela Fenabrave, num ano em que o governo aumentou o imposto sobre veículos importados para proteger a indústria nacional. Em meados do mês passado, passou a valer a elevação em 30 pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos importados – medida introduzida em setembro e que vale até o final de 2012. A Fenabrave estimava um crescimento das vendas de 5,9% em 2011, para 3,525 milhões de unidades.
Os números consolidados de vendas de veículos, incluindo ônibus, caminhões, motocicletas e implementos rodoviários, serão divulgados nesta quarta-feira pela associação das concessionárias.
0 comentários:
Postar um comentário