segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quantidade de gordura no corpo é definida na infância


Pergunta: O corpo agrega gordura em camadas ou a gordura que eu acumulo hoje se mistura à gordura corporal que tenho há anos?

Resposta: "A gordura é depositada difusamente, não em camadas", diz Louis J. Aronne, diretor do centro de controle de peso do hospital New York-Presbiterian/Centro de Medicina Weill Cornell. "Ela se junta a células que já contêm gordura e as expande".

Se o ganho de peso ocorre rapidamente, novas células de gordura podem ser criadas, mas elas não se acumulam em camadas.

"Se as reservas subcutâneas de gordura não conseguem aceitar toda a gordura, por motivos genéticos, médicos ou qualquer outra razão", continuou ele, "uma parte maior dela acaba no abdômen, onde representa maior risco metabólico - por estar na circulação do fígado".

Um estudo de 2008 na revista "Nature" descobriu que o número de células de gordura no corpo é definido na infância e início da adolescência, permanecendo constante mesmo após uma perda de peso significativa, tanto para magros quanto para obesos.

"Isso explica por que é tão difícil perder peso", afirmou Aronne.

"Quando as células de gordura encolhem, níveis de um hormônio presente nelas, a leptina, caem mais rápido do que a redução de massa gorda. Isso engana o cérebro em pensar que você perdeu mais peso do que na verdade tem. Também é interessante que as células de gordura não vivem para sempre, mas a quantidade de alguma forma permanece constante".

0 comentários:

Postar um comentário

.

.