terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Na posse dos deputados, Marco Maia e Tiririca são os mais aplaudidos

Recebido pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP) teve um lugar na mesa que presidiu a solenidade de posse dos deputados para a 54ª legislatura (de 2011 a 2015) no plenário da Casa.

O plenário cheio testemunhou a promessa dos parlamentares eleitos em outubro passado, posicionados em pé, com as seguintes palavras:
“prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

A cerimônia começou com cerca de 20 minutos de atraso e os congressistas eleitos foram empossados seguindo a ordem definida por Estados, começando pela região Norte (Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Tocantins), depois Nordeste (Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo), Centro-Oeste (Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Durante as chamadas dos eleitos, dois deputados, foram ovacionados pelos convidados que lotavam o local. Foram eles: Marco Maia (PT-RS) – atual presidente e candidato a manter-se no cargo com o apoio de 21 dos 22 partidos políticos que compõem a Casa; e o humorista e deputado federal eleito com o maior número de votos, cerca de 1,3 milhão, Francisco Everardo Oliveira Filho (PR-SP), o Tiririca.

Diferentemente do novo colega de Parlamento, Sandro Mabel (PR-GO) não teve a mesma reação de emoção da presentes quando foi citado. Mabel, atual líder da legenda, lançou-se como candidato independente para enfrentar o petista Maia para a presidência da Câmara.

“Faço votos para que juntos possamos fazer dessa empreitada um tarefa proveitosa. Capaz de contribuir para tornar o Brasil uma nação mais justa, mais livre, mais solidária e mais equânime”, defendeu Maia durante seu discurso.

Em sua fala, Maia chamou ainda seus colegas para trabalharem juntos em prol da redução das desigualdades sociais, na promoção do desenvolvimento econômico e na preservação dos recursos naturais.

As eleições da presidência, as duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplentes que compõem a Mesa Diretora está prevista para as 18h. Antes disso, os líderes das legendas se reúnem para negociar a formação de blocos partidários que poderá alterar a definição dos cargos da Mesa e das presidências das comissões permanentes.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.