quinta-feira, 7 de abril de 2011

Augusto Castro homenageia jornalistas


Os jornalistas foram homenageados pelo vice-líder do bloco PSDB/PR, deputado Augusto Castro, pela passagem do dia dedicado à profissão. Através de Moção de Congratulação, lida durante a sessão plenária, o deputado destacou que “ o jornalista é o profissional que contribui para a consolidação da democracia em países como o nosso, onde conquistamos a liberdade de expressão, e para a construção da democracia, onde esta mesma liberdade é cerceada por ditadores”.

Augusto Castro ressaltou que a homenagem é merecida porque “são eles (os jornalistas) que trabalham diariamente em uma tarefa nem sempre fácil de ser executada: a de informar os cidadãos.” Na avaliação do deputado, os jornalistas cumprem importante e imprescindível função social porque levam a cultura, incentivam movimentos coletivos com o seu trabalho e colocam sempre em discussão as relações de poder estabelecidas.

Em sua Moção, Castro fez referência à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e dos Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil, que chamam a atenção da sociedade brasileira para a necessidade imperiosa de valorização da profissão e do profissional jornalista. As entidades de classe argumentam que essa valorização se faz necessária em função dos constantes ataques que a profissão tem sofrido em nosso país.

“Concordo com a Fenaj que essa valorização beneficia não apenas os profissionais, mas toda a sociedade, e que não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas”, apontou o deputado, acrescentando que sem o fortalecimento e a valorização da profissão de jornalista, há o risco de que a informação seja tratada como mercadoria de negociações em detrimento da sua condição de bem social.

Augusto Castro parabenizou a todos os jornalistas que integram a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa da Bahia e a TV Assembleia, todos os jornalistas que fazem Assessoria de Comunicação dos parlamentares, os jornalistas que cobrem as atividades desta Casa e os profissionais que atuam nas redações dos jornais, sites, rádios e emissoras de televisão de cada canto desta Bahia. “ Que suas lutas possam ser bem sucedidas, perpetuando a democracia, a liberdade de expressão e o direito de todo cidadão de ser informado”, desejou o parlamentar.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.