domingo, 13 de maio de 2012

Com elenco forte, Fluminense fatura o 31º título no Rio

O Fluminense coroou seu excelente momento – na quinta-feira bateu o Internacional e se classificou às quartas de final da Copa Libertadores - com a conquista de seu 31º Campeonato Carioca diante do Botafogo. Na primeira partida da decisão, o Fluminense havia vencido por 4 a 1 e, neste domingo, não teve trabalho para confirmar seu favoritismo com mais uma vitória, desta vez por 1 a 0, com gol de Rafael Moura, no Engenhão. Com o título, o Fluminense encerra um jejum de setes anos sem títulos estaduais e consolida a posição de equipe mais bem estruturada do Rio de Janeiro na atualidade.


A campanha ao longo do Carioca foi incontestável. Na Taça Guanabara, a equipe se classificou em segundo, eliminou o Botafogo nas semifinais em partida dramática decidida nos pênaltis, mas foi muito superior ao Vasco na na decisão do primeiro turno – vitória por 3 a 1, com shows de Fred e Deco. Na Taça Rio, o treinador Abel Braga se deu ao luxo de poupar os principais jogadores para a disputa da Libertadores e o Fluminense acabou desclassificado da fase final. Nas decisões contra o Botafogo, porém, seus principais jogadores fizeram a diferença e a equipe tricolor chegou ao título com autoridade.

O capitão Fred foi o grande herói da conquista. Artilheiro da equipe com sete gols – seis a menos que o líder Somália, do Boavista – o atacante se mostrou presente nos momentos decisivos. Na final da Taça Guanabara, Fred marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco da Gama. E na primeira partida da decisão contra o Botafogo, marcou, de bicicleta, um dos gols mais belos do Estadual na goleada por 4 a 1. Outro experiente jogador fundamental na conquista foi o meia Deco. O luso-brasileiro se mostrou completamente recuperado dos problemas físicos que o atormentaram nas duas últimas temporadas e foi o maestro do Fluminense no torneio.

Coadjuvantes - Ao seu lado, Deco teve o talento de Thiago Neves – principal reforço da equipe para a temporada – e a juventude de Wellington Nem, a grande revelação do Carioca. Autor de três gols na competição, o meia de 20 anos não se intimidou com a forte concorrência na posição e ganhou a confiança do técnico Abel Braga – e também de Mano Menezes, que deve levá-lo para a disputa da Olimpíada de Londres. O forte elenco, inclusive, fez a diferença a favor da equipe. Clube com melhor estrutura do Rio de Janeiro – com o apoio da patrocinadora, é capaz e bancar salários altíssimos como os de Fred, Deco, Sóbis e Thiago Neves -, o Fluminense conta com reservas de respeito.

Wagner e Araújo foram excelentes peças de reposição para o meio campo, e no ataque, Rafael Moura e seu xará Sóbis não decepcionaram. O ex-atacante do Internacional, inclusive, foi decisivo na primeira partida contra o Botafogo, ao anotar dois belos gols. Com a conquista deste domingo, o Fluminense se aproxima do recorde do Flamengo, maior campeão da história do campeonato estadual do Rio de Janeiro. A equipe tricolor chegou a 31 conquistas, uma a menos que a marca dos arquirrivais rubro-negros. O Vasco da Gama é o terceiro principal vencedor de taças estaduais, com 22, três troféus a mais do que o Botafogo, que teve de amargar o vice neste domingo, apesar da boa campanha do time comandado por Osvaldo de Oliveira.( Veja )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.