Radio Ibinet

A Web Radio que mais cresce no Brasil!!!

Combater a Dengue é um dever de todos ...

“Vamos combater a dengue você é o agente de sua casa

Anuncie sua marca aqui

politicosdeibicarai@hotmail.com

Jornal EXPRESSO DA BAHIA

Em breve em IBICRAÍ, FLORESTA AZUL, SANTA CRUZ DA VITORIA, FIRMINO ALVES, ITABUNA, BARRO PRETO E ILHEUS. O Jornal EXPRESSO DA BAHIA

ANUNCIE AQUI NO BLOG POLÍTICOS DE IBICARAI

Entre em contato: politicosdeibicarai@hotmail.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

“IDHM: um país que avança”, análise do Instituto Teotônio Vilela


Magdalena Gutierrez / IFHCO Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado ontem mostra, felizmente, um país em evolução, que caminha para superar seu secular atraso. O indicador deixa claro que as duas últimas décadas foram prodigiosas. Mas é muito importante também porque implode uma falsa visão que os petistas tanto gostam de propagandear: a de que o Brasil foi descoberto em 1° de janeiro de 2003, com a posse de Lula.
Há muito que comemorar no levantamento publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na média, o IDH dos municípios brasileiros subiu 47,5% desde 1991 até 2010, passando de 0,493 para 0,727. Com isso, deixou de ser considerado “muito baixo” para ser classificado como “alto”. Progredimos.
Duas décadas atrás, o Brasil tinha 86% de seus municípios com IDH “muito baixo”. Hoje apenas 0,6% ainda continuam nestas sofríveis condições, levando em consideração as dimensões renda, longevidade e educação. Melhor ainda, cerca de um terço das cidades do país já alcançaram status de “altamente desenvolvidas”.
Entre as três dimensões, os municípios brasileiros saem-se melhor em longevidade, com média de 0,816 e expansão de 23% em duas décadas. Educação mantém-se como a mais baixa (0,637), embora tenha sido a de maior progressão ao longo destes últimos 20 anos: evoluiu 128%. O avanço dos rendimentos foi o menor (14%) do período, levando o indicador específico desta dimensão para 0,739.
O levantamento do Pnud permite analisar a evolução dos municípios brasileiros dividindo-a em duas fases: de 1991 a 2000, período que praticamente coincide com o governo de Fernando Henrique Cardoso, e 2001 a 2010, dominada predominantemente pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Em quase tudo, o desempenho no primeiro decênio supera o do segundo.
Na média, o IDHM geral saltou 24% de 1991 a 2000 e, no período seguinte, melhorou mais 19%. Na educação, a diferença é cavalar: na primeira metade das duas últimas décadas, ou seja, na fase predominantemente tucana, o avanço obtido pelo país foi de 63%, percentual que caiu para 40% no decênio seguinte.
Os avanços na renda praticamente se equivalem nos dois períodos: 6,9% entre 1991 e 2000 e 6,8% de 2000 a 2010. Apenas a progressão no indicador específico para longevidade foi mais elevada, ainda que levemente, nos anos que coincidem majoritariamente com os da gestão petista: aumento de 12% no período mais recente, ante 10% no decênio inicial.
Ficar fazendo comparações pretéritas é como ficar olhando para o retrovisor sem ver se o carro ruma para espatifar-se contra o muro. Mas este é o esporte preferido dos petistas, como fez, novamente, a presidente Dilma Rousseff na entrevista que deu à Folha de S.Paulo publicada no domingo. É algo tão descabido que equivaleria a ver Fernando Henrique cotejando-se a João Baptista Figueiredo lá na metade inicial de seu governo…
Em lugar de ficar contemplando o passado, o importante é mirar no que o Brasil realmente precisa investir para construir seu futuro. E o que o Pnud, mais uma vez, deixa evidente com o IDHM é que nosso grande gargalo é a educação: entre nossos jovens de 15 a 17 anos, apenas 57% completaram o ensino fundamental e, entre 18 e 20, só 41% concluíram o médio.
Conseguimos pôr praticamente todas as crianças brasileiras na escola – hoje 91% delas estão nas salas de aula – mas não lhes oferecemos educação de qualidade. Basta ver quais são os municípios mais desenvolvidos do país – a paulista São Caetano do Sul continua liderando o ranking nacional – para se constatar que a chave do sucesso é a aprendizagem bem feita.
“Os dados revelam uma defasagem no caminho seguido por quem está na escola. É como se o estudante desistisse ano a ano. Especialistas em educação sabem que escola boa segura o aluno, mas escola ruim o expulsa”, analisa a Folha. Para complicar, as diferenças regionais são ainda mais evidentes nesta dimensão: localidades do Norte e do Nordeste saem-se bem pior que o resto do país.
Um último aspecto a considerar é a limitada influência do quesito renda na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. A queda na mortalidade infantil – que influencia a dimensão longevidade – pesou muito mais na expansão verificada nos últimos 20 anos do que, por exemplo, a universalização de programas como o Bolsa Família.
A pesquisa do Pnud é riquíssima para apontar quais caminhos o país precisa seguir para alcançar condições de desenvolvimento realmente mais dignas. E serve, também, para mostrar quem mais fez pela melhoria da qualidade de vida dos brasileiros nos últimos 20 anos. Se é para comparar, a vitória é dos tucanos.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ITABUNA: AUGUSTO CASTRO LIDERA PESQUISA ESPONTÂNEA PARA DEPUTADO ESTADUAL

430302_242769002480381_97044042_n

A Sócio Estatística realizou, no período de 19 a 24 de julho de 2013, nova pesquisa de avaliação do quadro político e eleitoral em Itabuna. Foram ouvidas 817, perfazendo um erro amostral próximo a 4% para o conjunto dos dados,

Hoje, o quadro tende para nomes da oposição, destacando-se pela ordem, na pesquisa espontânea, nenhum nome chega a dois dígitos, ainda. Augusto Castro teria 8%, Capitão Azevedo 5,3%, Renato Costa 4,4%. Na casa dos 2% estariam Major Serpa, Glebão e Coronel Santana. Aldenes e Edson Dantas pontuariam próximos a 1%.

Na pesquisa estimulada, Capitão Azevedo tem 18,1%, Augusto Castro 16,4%, Renato Costa e Coronel Santana 7,7% cada um, Major Serpa 5,9%, Glebão 5,4%, Edson Dantas 5,3%, Aldenes Meira 3,1%, Major Fábio 2,9%. Nulos somariam 12,7% e não responderam 14,8%.

SEM O NOME DE CAPITÃO AZEVEDO

No cenário sem o nome de Capitão Azevedo, e com o nome de Renato Costa, o resultado é o seguinte:

Augusto Castro tem 18,2%, Renato Costa 9,5%, Coronel Santana 9,3%, Major Serpa 6,8%, Edson Dantas 6,4%, Glebão 6,1% e Aldenes Meira 3,5%. Nulo/branco somariam 18,9%, e não sabe 21,4%.

CAPITÃO AZEVEDO CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

Vale lembrar que o ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), pretende ser candidato a deputado federal. No último sábado ele se reuniu com o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, a presidente do partido local, Maria Alice, e o vereador Solon Pinheiro (DEM).

José Carlos Aleluia informou que a direção estadual do DEM pretende contar com ex-prefeito como candidato a deputado federal. (Veja aqui).

domingo, 28 de julho de 2013

Papa se despede, diz "até breve" e afirma já estar com saudade do Brasil

O papa Francisco disse neste domingo (28), em seu último discurso no Brasil, já sentir saudades do "sorriso aberto e sincero" das pessoas que participaram da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Em seguida, ele embarcou na base aérea do Galeão, na zona norte do Rio, em direção a Roma.
O pontífice fez questão de citar as visitas ao hospital da Ordem Terceira, na quarta-feira (24), e à favela de Varginha, na quinta (25), ambos na zona norte da capital fluminense. Ao fim do discurso, ele afirmou que "o papa vai embora e diz um 'até breve' com saudades".
Durante a passagem por Aparecida, na quarta, o chefe da Igreja Católica havia dito que retornaria ao Brasil em 2017, ano em que será comemorado os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
"Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha", afirmou.
"Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades", completou.
Francisco fez ainda um agradecimento específico para a presidente da República, Dilma Rousseff, a quem chamou de "intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil".
O pontífice mencionou a passagem por Aparecida, que foi incluída em sua agenda depois de um pedido pessoal dele próprio, e disse ter se ajoelhado no Santuário Nacional de Aparecida "em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros".
"Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade", finalizou.
Por fim, assim como fez em praticamente todos os seus discursos, Francisco pediu que os católicos brasileiros rezem por ele: "Este papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!".

sábado, 27 de julho de 2013

Otto descarta candidatura ao governo e diz que seu projeto é Senado

Otto descarta candidatura ao governo e diz que seu projeto é Senado
Foto: Paloma Batista/ Divulgação

O vice-governador da Bahia e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD), voltou a descartar a possibilidade de participar da disputa nas eleições de 2014. O gestor disse que, apesar de ter até 7% das intenções de voto, à frente do nome apontado como candidato do governo, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, segundo as pesquisas Babesp e Seculus, vai caminhar para a briga com o nome escolhido pelo governador Jaques Wagner (PT). “Dentro da estrutura de apoio, nenhum partido poderá lançar candidato a governador. Não estarei em palanques contrários a Wagner”, anunciou. Ainda de acordo com Otto, seu projeto político ainda é tentar uma vaga no Senado. “Eu vi as pesquisas e percebi que um contingente grande de pessoas realmente quer que eu seja governador, mas não posso ser candidato de mim mesmo. Vou trabalhar para viabilizar meu caminho ao Senado, se tudo correr bem”, afirmou. 

Ibicaraí planeja construir um cemitério ao lado do Celem Muito próximo do rio, cemitério pode não conseguir aprovação ambiental

Por: José Nilton Calazans
Grupo Ibicaraí no Facebook

A prefeitura de Ibicaraí avalia a proposta de um empresário de construir um cemitério próximo ao hospital, do lado do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Segundo o plano enviado ao prefeito Lenildo Santana pelo empresário Jonaéliton Ceo Reis, o cemitério abraçaria a escola, ocupando o terreno do lado direito e ao fundo. O portão ficaria próximo da ponte, em frente à entrada para a estrada do Andrezão.

Um dos muros do cemitério ficaria a poucos metros da margem direita do Rio Salgado, o que pode inviabilizar a autorização ambiental. Segundo uma lei federal, a resolução Conama 335, de 2003, "a área prevista para a implantação do cemitério deverá estar a uma distância segura de corpos de água, superficiais e subterrâneos, de forma a garantir sua qualidade, de acordo com estudos apresentados e a critério do órgão licenciador".

Por ser uma área próxima ao rio e de baixada, com risco de inundação e com lençol freático muito próximo do solo, a aprovação ambiental também será dificultada. A legislação exige que "o subsolo da área pretendida para o cemitério deverá ser constituído por materiais com coeficientes de permeabilidade entre 10 -5 e 10 -7 cm/s, na faixa compreendida entre o fundo das sepulturas e o nível do lençol freático, medido no fim da estação das cheias".

Na proposta encaminhada à prefeitura, também é confusa a cobrança para sepultamentos. Na nota oficial divulgada pelo setor de imprensa da prefeitura, informa-se que o terreno será desapropriado, sem referência a processo formal de licitação, e que o mesmo dono do terreno desapropriado será o administrador do cemitério privado.

A prefeitura promete arcar com despesas de enterro de 'indigentes', mas maior parte dos sepultamentos dos ibicaraienses passará a ser paga, com previsão de reajustes da cobrança pelo salário mínimo. O salário mínimo não é um índice oficial de reajustes. - o Grupo Ibicaraí vai continuar acompanhando detalhadamente esse assunto nos próximos dias.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nota de falecimento



É com pesar que informamos o falecimento do amigo Léo Poty nesta manha (26)
 Léo Poty  era natural de Minas Gerais,baterista aposentado e há 13 anos residia na cidade de Ibicarai.

Nossos sentimentos a família .

Em seis meses, Ibicaraí deixou de receber quase 1 milhão de reais de recursos do FPM

Por José Nilton Calazans
Grupo Ibicaraí no Facebook
Nos primeiros seis meses de 2013, o município recebeu 5,5 milhões de reais do Fundo de Participação dos Municípios. Isso é bem menos que os 6,1 milhões recebidos no mesmo período de 2012. Mais precisamente, é uma queda de mais de meio milhão de reais.

Porém, a perda é ainda maior se considerar a inflação no período. Fazendo o cálculo atualizado pelo INPC, índice que reajusta os salários, os 6,1 milhões de reais de 2012 valeriam 6,5 milhões de reais de hoje. Nessa conta, a perda sobre os 5,5 milhões de 2013 é de 14%, ou de cerca de 1 milhão de reais.

A participação de Ibicaraí no Fundo foi reduzida porque o município registrou queda do número de habitantes. A diminuição da população já vem ocorrendo progressivamente há mais de 15 anos, mas em 2012 o município entrou em uma faixa inferior de população, o que afetou bruscamente o cálculo do repasse do fundo.

Itajuípe, que não sofreu queda de faixa de população, e está em situação melhor que Ibicaraí, porque acusa diminuição do repasse do FPM de apenas 2%, anunciou uma série de demissões na semana passada. Mas, assim como Ibicaraí, não foram feitas medidas mais efetivas, como extinção de secretarias improdutivas e gastos não obrigatórios, como na seleção de futebol. Ibicaraí ainda acumula inchaço na folha de pagamentos, principalmente de comissionados.

Nos últimos meses, Ibicaraí estourou o limite de gastos com pessoal, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com menos recursos entrando, a situação deve piorar daqui para a frente.

Na tabela, a variação mensal de recursos que chegaram por meio do FPM, em comparação com o valor que era previsto para receber.
Retirado no Blog Tribuna de Ibicaraí.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em "Amor à Vida", Nicole assombra Thales; saiba como a herança da jovem será dividida

  • Em "Amor à Vida", Nicole assombra Thales
    Em "Amor à Vida", Nicole assombra Thales
Em "Amor à Vida", Nicole (Marina Ruy Barbosa) morrerá durante seu casamento com Thales (Ricardo Tozzi), mas voltará para assombrar o marido. O jovem se casou com a socialite para dar um golpe e ficar com sua herança. A cena deve ir ao ar dia 12 de agosto.
Em um primeiro momento, Nicole aparecerá em forma de uma borboleta branca, mas depois irá se personificar na frente de Thales, que estará abalado e traumatizado com a morte da jovem em seus braços. O aspirante a escritor chamará pelo nome da mulher, mas ela não responderá.
Antes de morrer, a jovem fará um testamento e dividirá todos os seus bens, o que deixará a ambiciosa Leila (Fernanda Machado) revoltada. Ela dará uma parte de sua herança para Thales, mas fará ressalvas. O aspirante a escritor, por exemplo, não poderá vender a mansão no bairro do Pacaembu, em São Paulo, e terá que deixar a governanta Lídia (Angela Rebello) viver no local até os últimos dias de sua vida. 
Nicole também deixará uma quantia em dinheiro para o médico Rogério (Daniel Rocha), para que ele termine seus estudos. E outra para o doutor Vinicius (André Garolli), para que ele ajude a curar pessoas com câncer. Pilar (Susana Vieira) receberá algumas joias.
Para se vingar de Leila, que acusou Lídia de roubar suas joias, Nicole deixará uma tiara e uma gargantilha que pertenceram à sua bisavó.
Momentos antes de Nicole morrer e leitura do testamento:
Nicole — Eu sei que a maior parte do que tenho está em dinheiro, e isso facilita as coisas. Eu quero deixar um fundo de dez por cento pros meus três funcionários, a Lídia, o Olavo e o Aurélio. Quero que sejam mantidos no emprego a vida toda, que cuidem do Thales quando eu me for...
Rafael — Tudo mais fica pro seu futuro marido?
Nicole — Não.
Leila — Como assim...não?
Rafael — A Nicole deixou uma boa quantia para o doutor Rogério, a quem agradece a amizade e o apoio.
Rafael — Aqui está, no testamento..."Que ele use esse dinheiro para se especializar, se tornar um medico ainda melhor...e salvar vidas".
Rogério — Eu me comprometo a usar o dinheiro apenas pra custear os meus estudos, pesquisas.
Rafael — Ela também deixou uma boa quantia pro senhor, doutor Vinícius.
Vinícius — Pra mim?
Rafael — Mas ela pede que o senhor use o dinheiro pra tratar de pessoas com câncer, que não podem pagar um tratamento.
Vinícius — Eu vou cumprir o desejo da Nicole.
Rafael — Vamos às joias. Dona Pilar, a falecida lhe deixou uma pulseira de rubis, que pertencia à família há gerações... Está bem discriminada, será fácil localizá-la no espólio.
Pilar — Mas não precisava...
Rafael — A Nicole disse que era... pra que se lembrasse dela.
Pilar — Eu preciso de uma pulseira pra lembrar dessa menina? Ah, meu Deus.
Leila — Nada mais?
Rafael — Para a senhorita, Leila Melo Rodriguez, ela deixa a tiara e a gargantilha que pertenceram à sua bisavó, a baronesa...também  discriminadas.
Leila — A tiara e a gargantilha! Eu pensei que ela ia deixar pra essa aí.
Lídia — Quando eu fiquei sozinha com a Nicole, no quarto do hospital, eu disse pra ela que não queria joia nenhuma... fiz questão.
Leila — Pobre e burra! O resto fica pro Thales?
Rafael — Sim, mas temos algumas ressalvas.
Leila — Ressalvas? Que ressalvas?
Rafael — Como você sabe, no hospital, a Nicole refez o testamento. Eu fiquei surpreendido por algumas disposições.
Nicole — Deixo a minha casa no Pacaembu pro Thales, com uma condição. A Lídia terá o direito de morar nela enquanto viver. A casa não poderá ser vendida, enquanto o meu futuro marido e a Lídia viverem.
Thales — A Nicole não precisava botar isso no testamento. Eu prometi pra ela que ia cuidar da Lídia.
Leila — Nós vamos ter que suportar essa mulher?
Rafael — Se controle, por favor. Tem mais um detalhe. A Nicole estava preocupada com a possibilidade de um súbito falecimento, como ocorreu. Por isso ela deixou um cheque administrativo nominal pra você, Thales. Está aqui.
Rafael — A Nicole sabia que um inventário demora meses. Quis te deixar um bom dinheiro...Um cheque administrativo é o mesmo que dinheiro na mão. É pra que você possa viver bem até a conclusão do inventário. Você já é um homem rico. Ela certamente te amava demais.
Thales — Eu sei. Ela me amava demais.
Depois da leitura do testamento, Leila, que já estará morando com Thales na mansão, sairá para gastar o "dinheiro" do amante. ( UOL )

Governo Dilma é pior avaliado no Rio, estado em que a presidente foi mais bem votada em 2010

BRASÍLIA - A aprovação do governo Dilma Rousseff caiu 24 pontos, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita em parceria com o Ibope. No levantamento anterior, de junho, 55% dos entrevistados avaliaram o governo positivamente, fatia que caiu para 31% em dados divulgados nesta quinta-feira. Por estado, Dilma recebeu a pior avaliação no Rio de Janeiro, justamente a unidade da federação em que a atual presidente mais recebeu votos no 2º turno da eleições em 2010, quando obteve 60,5% (4,9 milhões de votos) no terceiro maior colégio eleitoral do país.
A aprovação do governo Dilma no estado é de apenas 19% (com respostas ótimo ou bom). Já o jeito de governar da presidente teve 38% de avaliações positivas no estado, a quarta mais baixa. No caso da confiança na presidente, a pesquisa aponta que 38% dos fluminenses confiam em Dilma.
Além disso, cresceu a fatia de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo, passando de 13% das respostas em junho para 31% hoje. Outros 37% consideram o governo regular. Os dados do levantamento são afetados pelas manifestações e protestos que ocorrem em todo o país desde junho. A pesquisa anterior da CNI foi feita antes do começo dos protestos.
A avaliação pessoal da presidente também piorou. No levantamento anterior, 71% aprovavam o jeito de Dilma governar, agora esse dado caiu para 45%. Os que desaprovavam a presidente eram 25%, e agora esse número subiu para 49%.
Manifestações nas ruas
As manifestações foram avaliadas pela pesquisa, que aponta que apenas 9% dos entrevistados estiveram nos protestos. Porém, 89% são favoráveis a eles.Mais de 30% dos entrevistados reprovaram as respostas dadas pelos governantes e pelo Congresso aos protestos, apontou a pesquisa. A maior desaprovação foi dada às medidas adotadas pela Câmara, com 39% dos entrevistados avaliando negativamente, seguida pelas adotadas pelo Senado, desaprovadas por 37%. As medidas anunciadas por Dilma foram avaliadas negativamente por 31% das pessoas, sendo que a nota média dada à presidente foi de 4,0, em uma escala de 0 a dez.
As manifestações marcam o governo. Questionados sobre as notícias que mais marcam a gestão de Dilma, 63% dos entrevistados citaram as manifestações; 33% lembraram de notícias sobre as respostas do governo ou do Congresso para atender as demandas das ruas. Apenas 8% dos entrevistados lembraram da reforma política. A presidente Dilma sugeriu, no conjunto das medidas para a crise, consultar a população sobre a reforma política por meio de um plebiscito.
Saúde é área com pior desempenho
De acordo com a pesquisa, a saúde é a área do governo é a que registra o pior desempenho do governo, sendo citada por 71% dos entrevistados. Uma das respostas dadas pela presidente Dilma às manifestações das ruas para essa área foi a criação do programa Mais Médicos, que tem medidas de levar médicos para o interior do país.
Em seguida, o pior desempenho do governo é apontado na área de segurança pública/ violência, por 40% dos entrevistados. Educação vem em terceiro, com 37% das respostas.
O programa Minha Casa Minha Vida repercute positivamente na população. A área com melhor desempenho no governo Dilma é a habitação, indicada por 28% dos entrevistados. As ações de combate à fome e à miséria foram apontadas por 23% dos entrevistados
Segundo a CNI, a pesquisa foi feita entre 9 e 12 de julho, com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. ( O Globo)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Previsão de crescimento do PIB na América Latina



Pibão à vista, no Paraguai. Suspenso do Mercosul com apoio da presidente Dilma Rousseff, país vizinho deve crescer 12,5% este ano, segundo projeção da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) divulgada nesta quarta-feira (24). A comissão rebaixou a previsão de expansão do PIB brasileiro, de 3% para 2,5%, o que coloca o país a frente apenas de El Salvador (2%) e Venezuela (1%) na América Latina. 

Fonte: Cepal

RESTAURANTE POPULAR SERÁ REABERTO NESTA SEGUNDA

A prefeitura de Itabuna vai reabrir nesta segunda feira, o restaurante popular. Será aberto das 11 as 14 horas com almoço custando R$ 2,00 ( dois reais ).O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, disse que o Restaurante Popular não vai ser reaberto apenas para oferecer um simples almoço de baixo custo. “O que pretendemos é garantir, principalmente a segurança alimentar e nutricional visando à inclusão social das pessoas. É nosso desejo que as pessoas tenham acima de tudo uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

VEREADOR VAI PARA A SESSÃO DA CÂMARA DE CARROÇA

O vereador Adalberto Rodrigues, o popular Zé da Burra, está cumprindo uma promessa de campanha e chamando a atenção da população de Riachão das Neves, no Oeste baiano. Zé da Burra vai para as sessões em uma carroça. Ele utilizou o veículo de tração animal durante toda sua campanha eleitoral, e garantiu que se fosse eleito não iria comprar carro de luxo, como fazem muitos políticos. 
Os adversários de Zé da Burra duvidaram que ele mantivesse o que prometeu na campanha, mas, para surpresa de todos, o vereador vem mantendo a palavra e mesmo envergando paletó e gravata, atravessa a cidade de carroça até o prédio da Câmara Municipal, onde o veículo fica estacionado, ao lado dos carros dos demais vereadores.

terça-feira, 23 de julho de 2013

AGU alerta governo para risco de racionamento e apagão em 2014

Divulgacao A Advocacia-Geral da União (AGU) alertou o governo para o risco de racionamento ou apagão de energia em 2014, caso o impasse judicial em torno do custo extra da energia termoelétrica não seja resolvido. As usinas, que têm um custo de operação elevado, foram usadas nos últimos meses por conta da escassez de água nos reservatórios de hidrelétricas. Segundo o jornal Correio Braziliense (23), o valor da conta já alcança R$ 5 bilhões.
“A imposição de um rateio de metade de todo o gasto com a energia fornecida por usinas a óleo e gás entre geradoras e comercializadoras já resultou em 10 liminares contrárias ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para especialistas, todos os desfechos possíveis indicam, em algum momento, prejuízo certo para o bolso do consumidor”, diz o jornal.
A AGU argumenta que esse impasse pode acabar impedindo o acionamento de outras térmicas, ameaçando o fornecimento de energia durante a Copa de 2014.
Para o deputado federal Paulo Abi Ackel (PSDB-MG), integrante da Comissão de Minas e Energia da Câmara, a disputa de mercado no setor de energia é algo relativamente antigo.
“Interesses de distribuidoras, geradoras e produtoras são algo que sempre foi feito em linhas tênues, de interesses econômicos elevados. Na época de FHC, o governo sempre administrou isso se antecipando aos grandes problemas. No governo do PT, isso não aconteceu. Esse risco de apagão é mais uma demonstração de falta de visão estratégica, de gestão. É a arbitrariedade sobre os interesses de consumidores e distribuidores”, avalia.
O tucano critica o excessivo intervencionismo do governo petista no setor energético, que acaba por instituir normas “absolutamente desnecessárias, demagógicas e ineficientes para o país”.
“A situação é preocupante porque há uma desorganização setorial, de distribuidoras, produtoras e consumidores que vivem em estado de alerta, com receio de mais atos e excesso de medidas do Executivo, que fazem com que seja preciso buscar socorro no Judiciário”, afirma.
Abi Ackel teme ainda que o grande número de normas, portarias e atos administrativos envolvendo empresas como a Eletrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outros órgãos do governo possam levar o país a um “embaraço de medidas, regulamentadas por MPs”, que conduzirão a um possível apagão no ano que vem.

Mais uma noticia triste morre Djalma Santos, bicampeão mundial pela seleção brasileira

Morreu o ex-lateral direito Djalma Santos, bicampeão mundial pela seleção brasileira e ídolo de Palmeiras, Portuguesa e Atlético-PR, aos 84 anos, em Uberaba (MG), nesta terça-feira.
O ex-jogador estava internado no hospital Doutor Helio Angotti desde o dia 1º de julho. O hospital divulgou que ele morreu às 19h30 em decorrência da pneumonia grave e da instabilidade hemodinâmica que provocaram uma parada cardiorrespiratória.
Considerado um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro, Djalma Santos nasceu em São Paulo em 27 de fevereiro de 1929. Brilhou na Portuguesa, Palmeiras e Atlético-PR.
Quando despontou na Portuguesa, no final dos anos 40, Djalma era conhecido apenas de Santos. Chegou a atuar como meio-médio, como um volante, mas foi na lateral direita onde explodiu.
Ele participou, com destaque, de três jogos do Brasil na Copa de 1954, na Suíça.
No Mundial de 1958, atuou apenas a partida final, na vaga de De Sordi, que não tinha condição de jogar. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2, e Djalma teve ótima atuação, o que fez ser apontado como um dos principais atletas do torneio.
No período em que esteve na Portuguesa, o clube conquistou dois títulos do prestigiado Torneio Rio-São Paulo, em 1952 e1955.
Djalma atuou pelo Palmeiras entre 1959 e 1968. Lá, pelo time, que ficou conhecido como "Academia", conquistou duas Taças Brasil (1960 e 1967), um torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967), um Rio-São Paulo (1965) e três Paulistas (1959, 1963 e 1966).
Na Copa de 1962, ele brilhou novamente ao participar das seis partidas da campanha vitoriosa no Chile.
Djalma também defendeu a seleção brasileira na Copa da Inglaterra, em 1966, quando jogou duas vezes.
O atleta encerrou a sua passagem pelo Palmeiras com 498 partidas (295 vitórias, 105 empates e 98 derrotas).
Os dois últimos anos de sua carreira foram no Atlético-PR, clube por qual ganhou seu último título, o Paranaense, em 1970, aos 41 anos. Sua despedida da equipe aconteceu em um amistoso no dia 21 de janeiro de 1971. ( UOL )

Aos 72 anos, morre o músico Dominguinhos

Lola Oliveira / Brazil Photo Press/Ago.2012

O cantor e compositor Dominguinhos morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. 
Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas".
O músico de 72 anos havia deixado a UTI após melhora da infecção respiratória e arritmia cardíaca no dia 13 e retornado à UTI no dia 15.
Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. No dia 22 daquele mês, ele precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.
Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.
No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital em que estava internado em Recife (CE). A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes fariam um show beneficente para Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE). Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos seria revertida para o pagamento de despesas médicas do sanfoneiro. Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação se o show será mantido.
Vida e carreira
Nascido em 1941, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, veio de uma família humilde de Garanhuns e herdou os dotes musicais de seu pai Chicão, que era sanfoneiro. Com seis anos de idade, ele aprendeu a tocar sanfona e ia a feiras livres para arrecadar dinheiro.
Quando criança, ele formou o trio Os Três Pinguins com seus dois irmãos Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Aos nove anos, já era proficiente em sanfonas de 48, 80 e 120 baixos. Logo depois, ele conheceu Luiz Gonzaga na porta de seu hotel. O músico ficou impressionado e chamou Dominguinhos para ir ao Rio de Janeiro. Mais tarde, ele fez parte da equipe de Luiz Gonzaga e foi reconhecido por cantores da Bossa Nova, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho.
A cantora pernambucana Anastácia fazia parte do grupo de Gonzaga e não demorou a fazer parte da vida de Dominguinhos. Os dois iniciaram uma parceira dentro e fora dos palcos, que os levou ao casamento.
No entanto, o casamento com Anastácia não deu certo e Dominguinhos acabou se envolvendo com outra cantora, também pernambucana, Guadalupe. Os dois se casaram e a festa contou com convidados ilustres como Luiz Gonzaga e Genival Lacerda.
O primeiro disco de Dominguinhos foi "Fim de Festa", lançado em 1964". O último foi "Yamandu + Dominguinhos", em 2008. Ao longo dessas décadas de carreira, lançou dezenas de discos. 
Em 2002, Dominguinhos foi vencedor do Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Já em 2010, ele foi vencedor do Prêmio Shell de Música.
Entenda o quadro de saúde
Dominguinhos deu entrada no hospital Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro, com arritmia cardíaca e infecção respiratória. No dia 22 daquele mês, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.
Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos. No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital, que foi revertida. A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Mauro chegou a declarar que o quadro do pai era irreversível. A família já havia sido informada do estado de saúde do músico há alguns meses, mas somente agora, no entanto, Mauro decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs.
"Estava tentando resguardar meu pai, mas essa é uma informação que as pessoas precisam saber. Dominguinhos é uma pessoa pública e adorada no Brasil inteiro. Muitas pessoas me perguntavam sobre meu pai e acho que chegou a hora de falar".
Diagnosticado com câncer de pulmão há seis anos, Dominguinhos sofreu um princípio de infarto no início de 2011, quando foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Ele foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Por conta de seu estado de saúde, começou a cancelar shows no final de 2011. ( UOL )

segunda-feira, 22 de julho de 2013

1ª Viagem: Papa Francisco está a caminho do Brasil


O Papa Francisco chega hoje ao Brasil / foto Divulgação
O papa Francisco começa sua primeira viagem internacional. Na manhã desta segunda-feira (22), às 8h27 (horário de Roma) – 3h27 no horário de Brasília – , o helicóptero do pontífice pousou no aeroporto de Fiumicino, trazendo o Santo Padre para seu vôo.
O avião decolou pontualmente às 8h45, para uma viagem de mais de 12 horas.
No aeroporto, as mais altas autoridades italianas, inclusive o primeiro ministro Enrico Letta, se despediram de Francisco. Durante o trajeto, o papa conversará com jornalistas. O voo está previsto para chegar às 16h desta segunda-feira (22) no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. (Fonte Estadão)

Termina hoje prazo para matrícula na segunda chamada do ProUni

Esta segunda-feira (22) é o último dia para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciarem a matrícula na instituição de educação superior. Em alguns casos, há seleção própria da faculdade ou universidade.
A lista dos pré-selecionados foi divulgada no último dia 16 e pode ser consultada no site do ProUni. Também no site é possível ver a documentação necessária. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, o estudante será reprovado.
Os candidatos que ficaram de fora das duas chamadas e pretendem integrar a lista de espera terão de fazer a adesão pela internet, de 26 a 29 de julho. A lista será usada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos, caso tenha vagas.
O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, são oferecidas 90.045 bolsas – dessas, 55.693 são integrais e 34.352, parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesta edição do programa, 436.941 candidatos fizeram a inscrição. (fonte Agência Brasil)

Higiene Bucal é foco de palestras na Santa Casa de Itabuna


As palestras acontecerão em todos os hospitais da Santa Casa / Foto Divulgação
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebe entre os dias 23 e 26 uma série de palestras informativas e educativas sobre Saúde Bucal. O evento é coordenado pelo Serviço de Engenharia e Segurança do Trabalho (SESMET) e realizado pelo Grupo Saúde e Vida, empresa de São Paulo especializada em informação para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. As palestras serão realizadas nos três hospitais da instituição.
Com a palestra intitulada Qualidade de Vida com Ênfase em Higiene Bucal, profissionais do grupo Saúde e Vida estarão trabalhando abordagens comuns ao tema, a exemplo de: Tabagismo e Alcoolismo como causas do câncer bucal; Mau hálito; Higienização correta: Prevenção e Marketing Pessoal: o sorriso como cartão de visita.
Segundo a programação, as palestras no Hospital Calixto Midlej Filho acontecem nos dias 25 – às 16 horas, e 26 – às 9 horas. Já no Hospital Manoel Novaes, as palestras acontecem no dia 25 – às 9 horas, e 14 horas. No Hospital São Lucas, a programação será desenvolvida no dia 23 – às 13h40min e no dia 24 – às 10 horas.
O Grupo Saúde e Vida é uma instituição que há mais de 20 anos realiza palestras gratuitas em empresas e escolas sobre Medicina e Odontologia Preventiva em todo o Brasil. A base didática das palestras provém da Universidade de Berkeley, situada na Califórnia, além de recomendadas pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e pela Associação Paulista de Medicina (APM).

Campeonato Baiano: Galícia está a um passo do título


O fim de semana começou com grandes disputas no esporte da Bahia. Além do maior clássico do Norte/Nordeste, quase uma década depois na Série A do Brasileirão, no sábado (20), dois tradicionais clubes do estado se enfrentaram na primeira partida da final da 2ª Divisão do Campeonato Baiano.
Catuense e Galícia, que já garantiram a vaga para a primeira divisão do Baianão em 2014, duelaram no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.
O Azulino venceu a equipe de Catu por 2 a 1, e aumentou a vantagem para a partida de volta. Os gols da partida foram marcados por Welligton e Alemão, pelo lado galiciano. A Catuca descontou com Jajá.
O técnico galiciano Sérgio Veloso pôde contar com o retorno do atacante Diego Higino, que não enfrentou o Flamengo de Guanambi na partida do acesso, pois estava lesionado. O atacante tem três gols marcados no campeonato.
Já a Catuense jogou com a mesma equipe que atuou na semifinal com a estratégia de reverter a vantagem do Galícia, que joga por dois resultados iguais, mas, mesmo em seus domínios, não conseguiu bater o adversário.
Com o resultado favorável à equipe do Galícia, o primeiro tricampeão baiano deu um passo importante para sagrar-se campeão baiano da Segundona e voltar à elite ainda mais motivado. O time da capital joga pelo empate e pode até perder por um gol de diferença que ainda assim leva o caneco de campeão.
A partida de volta acontecerá no próximo sábado (27), no Estádio de Pituaçu, valendo o título da 2ª Divisão do Baiano. (Fonte Tribuna)

Aécio Neves critica aumento de gastos e estagnação dos investimentos do governo federal

"Durou menos de 24 horas a validade das declarações da presidente da República na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, assegurando que a inflação não é motivo de preocupação e que as contas públicas estão sob controle.

O cenário descrito na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no dia seguinte, é outro –a inflação continua elevada e resistente, exigindo máxima atenção."

"Durou menos de 24 horas a validade das declarações da presidente da República na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, assegurando que a inflação não é motivo de preocupação e que as contas públicas estão sob controle.

O cenário descrito na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no dia seguinte, é outro –a inflação continua elevada e resistente, exigindo máxima atenção."  ( 
Aécio Neves.)

sábado, 20 de julho de 2013

Saúde: Vacina também é assunto de adulto


Você sabia que atualizar a sua caderneta de vacinação é tão importante quanto deixar a do seu filho em dia? Um levantamento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, 61% dos adultos não se lembram da última vez que foram vacinados contra a coqueluche, o que significa que eles mesmo sem querer podem expor bebês vulneráveis à doença.
Isso porque os sintomas de uma doença como a coqueluche são quase imperceptíveis em nós, adultos, mas no organismo frágil dos pequenos podem ser bem mais intensos, como conta o infectologista Jean Gorinctieyn, do Hospital Emilío Ribas (SP): “Um adulto que não recebeu o reforço de uma vacina pode desenvolver um quadro pequeno de coqueluche, com tosse e febre fraca. Mas, quando ele leva isso para locais de convívio social, como shoppings ou transporte público, pode contaminar crianças que ainda não receberam todas as doses da vacina”. Isso também pode acontecer com outras doenças, como sarampo e até mesmo uma gripe.
Sem medo
Vamos fazer um teste: qual foi a última vez que você foi vacinado? Se já faz tanto tempo que você nem consegue se lembrar direito, pode estar na hora de abrir a gaveta e conferir se são necessárias doses de manutenção.
A gente sabe bem que tomar vacina não é tão simples assim. Além do medo da agulha (pode admitir, vai?!), há o receio de precisar ‘ficar de cama’. A gente sempre escuta casos de pessoas que tomaram a vacina e sofreram com efeitos colaterais. A associação faz sentido, já que a dose contém agente imunizante, ou seja, o próprio vírus ou bactérias do qual se quer a proteção está na composição para que o corpo crie anticorpos.
Por isso, todas as vacinas podem ter efeitos colaterais, como explica o infectologista José Ribamar Branco, do Hospital São Camilo (SP): “Com exceção da vacina da febre amarela, que é mais forte, em geral as pessoas sentem apenas uma dor na região e febre leve. Muitas não sentem nada.” Até mesmo ao tomar vacina da gripe, o especialista explica que não há risco de ficar de cama. “Existe pelo menos 150 vírus do tipo influenza. A vacina da gripe protege contra a maioria deles, mas, se vier um tipo novo, a pessoa não vai ficar imune. Aí pode ser que ela realmente pegue uma gripe. Não tem nada a ver com a vacina”, esclarece.
Tipos para adultos
A recomendação do Ministério da Saúde é que os adultos tenham os quatro tipos de vacina abaixo atualizados na caderneta (todas disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde):
- Hepatite B: esquema básico de três doses que devem ser tomadas dos 20 aos 49 anos;
- Difteria e tétano (dupla): são três doses básicas na infância e um reforço a cada 10 anos. Se você perdeu a carteira de vacinação e não se lembra de ter tomado as doses anteriores, recomece;
- Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral): são duas doses até os 20 anos de idade e uma dose no período dos 21 aos 49 anos. Não há necessidade de reforço;
- Febre amarela: uma dose a casa 10 anos somente para quem mora em áreas endêmicas, como Amazonas, Maranhão e Mato Grosso (clique aqui para ver o Mapa do Ministério da Saúde). Se você vai viajar para estes locais, também precisa se imunizar.
Branco recomenda ainda que os adultos tomem a vacina da gripe (influenza) anualmente – gratuita para idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos. Para os demais o custo é de R$ 80 a R$ 100 – e a contra HPV, que envolve três doses e custa entre R$ 540 e R$ 1050 reais, dependendo do agente imunizante. (Fonte G1)

Ministério da Saúde quer incluir Aids nos exames de rotina


O Ministério da Saúde pretende pedir ao CFM (Conselho Federal de Medicina) que elabore uma recomendação para que todo médico sugira o teste do HIV a seus pacientes com vida sexual ativa.
“Aumentaria muito as testagens e, consequentemente, diminuiria as pessoas que têm o HIV, não sabem e continuam transmitindo. Não podemos ter alguém sexualmente ativo sem ter feito o teste”, argumenta Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do ministério.
A intenção é despertar para a importância do teste, minimizar resistências e alavancar a busca pelos brasileiros que desconhecem ter o HIV.
Pelas estimativas do governo, um quarto dos 530 mil infectados no país não sabe que tem o vírus.
Essa solicitação precisa ser oficializada, mas o primeiro contato com o CFM, há alguns meses, foi positivo, segundo Barbosa. O conselho afirmou que vai esperar o pedido formal antes de se manifestar.
O momento, no entanto, é de tensão entre entidade e governo. O conselho rejeita a política do governo para atrair médicos estrangeiros. E anunciou ontem seu afastamento de comitês no âmbito do governo federal.
O pedido ao CFM se soma a novas estratégias contra a Aids que devem ser desenvolvidas pela recém-empossada gestão do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.
Uma das estratégias, diz Barbosa, será oferecer o tratamento com antirretrovirais a infectados que pertencem a grupos de maior vulnerabilidade, como jovens gays e prostitutas, independentemente do nível de comprometimento imunológico.
Hoje o tratamento é ofertado apenas quando exames apontam um determinado comprometimento.
O ministério também pretende integrar implantar uma avaliação para identificar eventuais dificuldades de acesso ao teste de HIV e atrasos no início do tratamento, explica Barbosa. (Fonte Folha)

Itabuna terá Gestão Plena da Saúde a partir de 1º de agosto

A cidade de Itabuna retomará a gestão plena da saúde / foto Divulgação
O Diário Oficial do Estado publicou no último dia 16 de julho a resolução da Comissão Intergestora Bipartide, nº 158/2013,  que define o repasse dos recursos da saúde direto ao fundo municipal de Itabuna a partir de 1º agosto. No próximo dia 27, o secretário estadual de saúde, Jorge Solla,  estará em Itabuna para fazer o anúncio.
Na ocasião, Solla vai inaugurar a reforma da emergência e entregar novos equipamentos ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães. Cerca de 200 móveis e equipamentos serão disponibilizados para o hospital e 4 postos de saúde onde as reformas já foram concluídas.
Segundo o secretário de Saúde do Município, Renan Araújo, no dia também haverá um grande mutirão com o oferecimento de exames preventivos de câncer, avaliações oftalmológicas, cardiológicas e de obesidade, bem como, vacinação e campanha para doação de sangue.
O retorno da gestão plena vai propiciar o incremento de cerca de R$ 9 milhões à saúde de Itabuna, por mês. Esses recursos serão utilizados, principalmente, no custeio de procedimentos de média e alta complexidade. (Com informações do Blog do Gusmão)

.

.