quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Organizadores do Salon Du Chocolat visitam fazenda modelo na produção de cacau no Recôncavo

A Fazenda Engenho D´Água foi pioneira na implantação do cacau na região



Considerada modelo na produção de cacau na região do Recôncavo, a Fazenda Engenho D’Água, localizada em São Francisco do Conde, receberá, nesta sexta-feira (6), a visita do secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; o comissário geral dos salões, o francês François Jeantet; a empresária Sylvie Douce, organizadora do Salon Du Chocolat e o coordenador do evento no Brasil, Diego Badaró. A intenção é fazer com que o Recôncavo passe por uma revitalização na cacauicultura e que a região seja inserida no circuito de visitas do Salon Du Chocolat.



A Fazenda Engenho D´Água, existente desde o século XVII, pertenceu mais de duzentos anos à família Bulcão, origem dos três barões de São Francisco. A propriedade foi pioneira na implantação do cacau na região do Recôncavo e, logo na primeira plantação, conseguiu uma produtividade equivalente às fazendas do Sul baiano, a exemplo dos municípios de Ilhéus e Itabuna. Em 1969, o acompanhamento detalhado da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com serviço de pesquisa e assistência técnica a outros fazendeiros, tornou a região um dos polos de expansão da cacauicultura nacional.



Em 1995, foram detectados os primeiros focos da doença vassoura-de-bruxa na região do Recôncavo, trazendo como consequência a queda na produção da fazenda Engenho D’Água a níveis irrisórios. Após a crise, o imóvel foi adquirido pelo atual proprietário, Mário Augusto Nascimento Ribeiro, visando a recuperação da produção no local.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

.

.